Água no joelho, Sabe o que significa isso?


Ter a famosa “água no joelho” significa que seu joelho está doente; portanto, o problema é sério e merece sua atenção.


POR QUE SURGE A ÁGUA NO JOELHO?


Dentro do seu joelho, existem células especiais chamadas sinoviócitos. Elas produzem o líquido sinovial, que tem diversas funções como auxiliar na “lubrificação” do joelho, transportar nutrientes para outras células e transportar proteínas que auxiliam na defesa do corpo contra agentes agressores (ex.: bactérias, fungos).

Quando o joelho está doente, aquelas células especiais produzem muito líquido sinovial. Com isso, o joelho fica inchado, cheio de “água”. O nome técnico para esse aumento exagerado de líquido sinovial é derrame articular.


QUE DOENÇAS PROVOCAM ACÚMULO DE ÁGUA NO JOELHO


Algumas situações que aumentam a quantidade de líquido sinovial são: artrite, artrose, lesão do ligamento cruzado anterior, lesão de múltiplos ligamentos do joelho (ex.: ligamento colateral medial, ligamento cruzado posterior, etc), lesão de menisco, etc.


QUAL O PROBLEMA DA ÁGUA NO JOELHO?


Nessa situação patológica (i.e., de doença), o líquido sinovial, em excesso, contém muitas substâncias nocivas à saúde do joelho. Tais substâncias provocam dor e destruição da cartilagem do joelho, contribuindo para o surgimento da artrose (ou osteoartrite), que é o desgaste do joelho.


O QUE FAZER SE VOCÊ TIVER ÁGUA NO JOELHO?


Não adianta ir ao médico só pra “tirar água do joelho”. É importante tratar a causa disso. Se você só ficar removendo o excesso de líquido no joelho, a doença continuará lá, fazendo mal para o seu joelho, até o ponto de você ter muita dor que não resolve com tratamento não cirúrgico. Se você sofre com aumento de líquido sinovial, a famosa “água no joelho”, não se esqueça de buscar atendimento especializado com o ortopedista. Cuide-se e previna-se!

Compartilhe:

Facebook
WhatsApp
Telegram
LinkedIn