operar o LCA

Quanto tempo ficarei afastado do trabalho após operar o LCA?


Isso depende muito das características do seu trabalho. A recuperação plena após a reconstrução do ligamento cruzado anterior (LCA) leva muitos meses. Antigamente, os pacientes eram liberados para o esporte com 6 meses, mas foi observado que o enxerto continuava muito frágil ainda, o que aumentava muito o risco de romper novamente.

Para reconstruir o LCA, utiliza-se um enxerto, que é, na maior parte das vezes, um tendão do seu próprio corpo. Frequentemente, este enxerto é retirado do mesmo joelho que sofreu a lesão. Como enxerto, pode-se utilizar o tendão patelar, tendão quadricipital ou os tendões flexores (grácil e semitendíneo).

Após a retirada do enxerto, como ele perde a vascularização, suas células morrem. Apesar disso, por ser implantado em contato com seus ossos (fêmur e tíbia), o enxerto recebe células novas e se transforma em algo parecido com um ligamento. Chamamos esse processo de “ligamentização”. Assim, ele passa a funcionar como um LCA.

Todo esse processo leva, no mínimo, 9 meses, mas alguns estudiosos defendem 12 meses. De qualquer modo, esse tempo varia conforme a biologia do paciente e a qualidade da reabilitação que você faz. Quanto melhor você seguir as instruções do ortopedista, melhor o resultado e menor a chance de insucesso do tratamento. Evidentemente, existem casos que não evoluem bem a despeito de todos os esforços dispensados.


Mas terei que ficar esse tempo todo longe do trabalho?


Depende. A reabilitação do LCA é progressiva. Você não ficará sem andar por 9 meses. Mas se seu trabalho exigir movimentos de giro e desacelerações abruptas, terá que esperar os 9 meses. Por outro lado, se no seu trabalho você não carregar peso e ficar a maior parte do tempo sentado, é possível que possa retornar ao trabalho dentro de 1 mês. Contudo, se você tiver que pegar condução em pé, com risco de freadas abruptas no ônibus ou metrô, talvez seja melhor aguardar pelo menos 3 meses. E se você tiver que carregar peso, talvez seja melhor esperar pelo menos 6 meses.

Esses valores variam caso a caso, e podem modificar conforme a evolução da sua cirurgia. Também podem variar caso seja necessário operar o menisco ou a cartilagem concomitantemente ao LCA. Uma última dica: antes de operar, tire suas dúvidas com o seu ortopedista especialista. Cuide-se! Previna-se!

Compartilhe:

Facebook
WhatsApp
Telegram
LinkedIn