lca-cicatriza

O LCA cicatriza?

O ligamento cruzado anterior cicatriza? E se ele cicatriza, será que ele vai cicatrizar de modo a ser funcional, ou seja, deixar o joelho firme pronto para uso? Será que existe algum tratamento que vai favorecer com que o ligamento cruzado anterior (LCA) cicatrize e fique pronto para uso?

Essas são as questões que surgem na nossa cabeça quando pensamos em tratar a lesão do ligamento cruzado anterior sem cirurgia e almejando a cicatrização do mesmo.

Cicatrização natural do LCA

O ligamento cruzado anterior do joelho é conhecido historicamente por ser um ligamento ruim para cicatrizar. Acreditava-se que ele poderia até cicatrizar, mas ficaria frouxo, disfuncional e não estaria pronto para o uso normal do joelho.

Para felicidade de muitos, esse é um pensamento antigo e incorreto, baseado no que se conhecia no passado. Estudos mais atuais observaram que o ligamento cruzado anterior possui excelente potencial para cicatrização. Contudo, na prática, ele não consegue cicatrizar adequadamente porque não lhe damos a oportunidade pra isso já que não fazemos o repouso necessário para que a cicatrização ocorra, e porque o LCA cai quando se rompe e acaba não conseguindo grudar no local correto.

Além disso, muita gente demora pra buscar atendimento médico, o que diminui a chance do ligamento cicatrizar. Quanto mais se demora pra iniciar o tratamento, menor a chance de sucesso. Existe um prazo de validade para a cicatrização que varia de 6 a 12 semanas.

O que fazer para o LCA cicatrizar

Primeira coisa é buscar atendimento com o ortopedista especialista em joelho o quanto antes. O prazo ideal para iniciar o tratamento é 30 dias, pois os estudos que existem demonstraram bons resultados nesse prazo de tempo. Entretanto, como comentado anteriormente, o LCA possui bom potencial de cicatrização até 3 meses.

Feito o diagnóstico, será iniciado o tratamento. A fisioterapia convencional de reabilitação após a lesão do LCA não é suficiente, na maioria dos casos, para permitir a cicatrização adequada do ligamento. Para permitir que o LCA cicatrize, é necessário um protocolo específico de fisioterapia e reabilitação.

Esse protocolo envolve o uso de uma órtese para imobilizar o joelho e limitar os graus de movimentos do joelho. Além disso, é necessário permanecer um período sem apoiar o peso do corpo durante o caminhar. Por fim, é necessário, ao longo do processo de recuperação, realizar exercícios que auxiliarão no fortalecimento muscular, ganho de mobilidade do joelho e na manutenção da saúde do joelho.

Adicionalmente, existe a possibilidade de realizar injeções de plasma rico em plaquetas e de células-tronco para tentar aumentar a chance do LCA cicatrizar. Essas injeções possuem alto teor de fatores de crescimento que, em tese, podem aumentar a capacidade regenerativa de qualquer tecido vivo. 

O uso desse tipo de injeção ainda está em estudo para se confirmar o potencial delas realmente contribuírem para a cicatrização do ligamento. Como essas injeções têm sido utilizadas, com sucesso, para regeneração de outros tecidos, acredita-se que possam ser úteis também para o LCA.

Para quem não conhece esses procedimentos, o plasma rico em plaquetas é obtido por meio da coleta de sangue do seu próprio corpo. Após coletar o sangue, centrifugamos o material e selecionamos somente a parte rica em plaquetas para ser injetada no joelho. Já as células-tronco são obtidas por meio da coleta de sangue da medula óssea da bacia. É um procedimento também seguro, feito sob anestesia local, sem grande desconforto ao paciente. Após a coleta das células-tronco, elas são injetadas no joelho.

Reabilitação Pós-Cicatrização

Depois que o LCA cicatrizar, será necessário manter a fisioterapia para restabelecer a funcionalidade do joelho, preparar o indivíduo para o retorno ao esporte e prevenir novas lesões. A primeira etapa, que é a cicatrização do LCA, dura cerca de 3 meses; e essa segunda etapa, que é a reabilitação após a cicatrização, dura mais 3 meses.

O tratamento visando a cicatrização do LCA é mais trabalhoso que o tratamento convencional sem esse objetivo, mas o resultado de quem consegue cicatrizar o ligamento é bem melhor do que se você tiver que conviver sem o LCA, e talvez seja melhor do que operar o ligamento em algumas situações (ainda necessitamos de estudos para comprovar essa hipótese).

Antes de decidir se realizará o tratamento visando cicatrizar o LCA, ou se vai operar, ou até se realizará o tratamento convencional sem cirurgia, consulte-se com o ortopedista especialista em joelho para avaliar todos os cenários possíveis.

 

A importância de consultar um Ortopedista

A recuperação de uma lesão no Ligamento Cruzado Anterior (LCA) é um processo complexo que requer a orientação de um ortopedista especializado. O Dr. Carlos Vinícius, renomado cirurgião de joelho e especialista em lesões esportivas, destaca que o LCA, por ser um ligamento intra-articular, possui capacidade limitada de cicatrização espontânea. No entanto, com um diagnóstico preciso e um plano de tratamento adequado, incluindo opções como técnicas cirúrgicas minimamente invasivas, é possível alcançar uma recuperação eficaz e segura, permitindo que o atleta retome suas atividades com confiança.

Conclusão

O LCA apresenta excelente capacidade de cicatrização, mas na prática é difícil se obter uma cicatrização funcional do ligamento., Entretanto, realizando-se um protocolo de reabilitação visando especificamente a cicatrização do ligamento é possível obter a tão desejada cicatrização e, consequentemente, recuperar plenamente a função do seu joelho. Consulte-se com um ortopedista especialista em joelho para avaliar essa questão.

Dr. Carlos Vinicius Ortopedista SP

Sobre o Dr. Carlos Vinícius

O Dr. Carlos Vinícius é referência no tratamento por ondas de choque em São Paulo. Formado há mais de 10 anos pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), se especializou em cirurgia do joelho pela Universidade de São Paulo (USP) e finalizou seu doutorado em Ciências da Cirurgia também pela UNICAMP.

Saiba mais

Foto de Dr. Carlos Vinícius

Dr. Carlos Vinícius

Ortopedista e Cirurgião do Joelho | CRM-SP 140.189 | TEOT 13.130
Doutor em Ciências da Cirurgia pela UNICAMP, especialista em Cirurgia do Joelho pela USP e com treinamento em Pesquisa Clínica pela Harvard Medical School.

Compartilhe:

Facebook
WhatsApp
Telegram
LinkedIn