ácido hialurônico

Ácido hialurônico não faz bem só para a pele


O ácido hialurônico é uma substância produzida pelas células do nosso corpo e que tem a função de hidratar e preservar várias estruturas do nosso corpo, inclusive as articulações.

Tratamentos com o ácido hialurônico ficaram muito famosos na estética, em que é usado para combater uma série de efeitos do envelhecimento, mas também pode ser muito útil na ortopedia para cuidar da saúde articular e cartilaginosa. 


Viscossuplementação: infiltrando a articulação com ácido hialurônico


As cartilagens que amortecem o impacto nas nossas articulações não são vazias como se fossem almofadas de ar. Elas são preenchidas por um líquido chamado líquido sinovial.

Quando a cartilagem sofre alguma lesão, as características químicas desse líquido são afetadas, o que pode causar uma inflamação e inchaço da cartilagem.

Com infiltrações de ácido hialurônico, é possível reequilibrar a composição do líquido sinovial e diminuir a inflamação, melhorando o metabolismo das células cartilaginosas e mantendo-as mais saudáveis. 


Benefícios da viscossuplementação 


Como um tratamento para tratar a inflamação da cartilagem e melhorar a lubrificação das articulações, a viscossuplementação é muito eficaz em ajudar a combater dores articulares crônicas. 

Como o tratamento é minimamente invasivo e é feito com uma substância naturalmente produzida pelo corpo, os efeitos colaterais são bastante raros e, quando aparecem, costumam se resumir a um desconforto brando no local da aplicação.


O Dr. Carlos Vinícius Buarque de Gusmão é ortopedista, especialista em Joelho, ondas de choque e Tratamentos Minimamente Invasivos (infiltração, denervação, PRP e Bloqueio dos geniculares) e atende em São Paulo, na Vila Mariana e no Morumbi. Se quiser tirar suas dúvidas, clique aqui

Compartilhe:

Facebook
WhatsApp
Telegram
LinkedIn