A artrose no joelho é um dos problemas ortopédicos mais comuns e que mais afetam a qualidade de vida e a mobilidade dos pacientes, especialmente entre idosos.
Quando diagnosticada cedo, a artrose pode ser tratada de maneiras menos invasivas e que retardam sua progressão, por isso é importante buscar um ortopedista se você começa a perceber que as suas articulações não vão bem.
Conteúdo do Post
ToggleSintomas da Artrose
Com o desgaste da articulação, o principal sintoma que notamos é a dor, que começa só quando realizamos atividades mais intensas. Mas, conforme a doença progride, pode aparecer também em atividades leves.
Outros sintomas incluem:
- Articulação dolorida;
- Joelho inchado
- Dificuldade de dobrar a perna
- Rigidez
- Estalos e barulhos ao dobrar a pena
- Atrito e sensação de deslocamento no movimento
- Fraqueza no joelho
Tratamentos para a Artrose no joelho
Fisioterapia
A fisioterapia é uma peça fundamental para vencer as dificuldades que a degeneração articular impõe sobre o movimento.
O objetivo da fisioterapia é postergar ao máximo a incapacidade que a osteoartrose do joelho pode trazer.
Medicação
O tratamento da artrose pode envolver o uso de medicamentos. O objetivo é diminuir o quadro inflamatório e controlar as crises de dor.
Denervação do joelho
Esse é um procedimento pouco invasivo que atinge diretamente os nervos causando dor na artrose, reduzindo significativamente a dor.
Injeções no joelho
Também é possível tratar a artrose com injeções específicas na articulação, reduzindo a inflamação e a dor de forma eficiente e pouco invasiva.
Dependendo do caso, a injeção pode ser feita com:
- Ácido hialurônico
- Plasma rico em plaquetas
- Ozônio
- Corticoides
- Gordura
Ondas de choque
Com a terapia por ondas de choque, é possível reduzir a inflamação da cartilagem e controlar o desgaste da articulação, aliviando muito os sintomas da artrose.
Um dos maiores benefícios desse tratamento é o fato de ele ser um dos menos invasivos e melhor focalizados, atuando com bastante eficácia.
Cirurgia
Normalmente, a cirurgia é o último recurso de tratamento, quando outras opções menos invasivas já falharam em melhorar a qualidade de vida do paciente.
Mas, em alguns casos, ela pode ser recomendada antes, a depender do nível da artrose e das características do paciente.
Cada caso de artrose pode ter um tratamento muito diferente, por isso é importante consultar um ortopedista antes de buscar o tratamento! O Dr. Carlos Vinicius Buarque de Gusmão é ortopedista, especialista em Joelho, ondas de choque e Tratamentos Minimamente Invasivos (infiltração, denervação, PRP e Bloqueio dos geniculares) e atende em São Paulo, na Vila Mariana e no Morumbi. Se quiser tirar suas dúvidas, clique aqui