As ondas de choque são geradas dentro de um aplicador que possui um formato semelhante ao de uma pistola de filme futurístico. Durante o tratamento, o seu médico ortopedista direciona as ondas de choque para a área doente do músculo.
Como o músculo está mais sensível, você sentirá dor no local, mas a intensidade da dor não é elevada, ou seja, ela é bem tolerável. Com isso, não há necessidade de tomar remédio para dor, nem de anestesia. Você não precisa ter medo, pois o tratamento é todo realizado com o médico.
Quanto maior o músculo com dor miofascial, maior a área a ser tratada, e maior o tempo do tratamento. Alguns casos são tratados em 15 minutos, enquanto outros são tratados por cerca de 1 hora ou mais.
O tratamento com as ondas de choque para dor muscular é feito no próprio consultório do ortopedista, sem necessidade de internação hospitalar ou de jejum. Recomendo que você venha (ou traga) com roupa leve para facilitar a exposição da área a ser tratada.
Normalmente, o intervalo entre as sessões é de 7 dias, mas pode variar de 5 a 42 dias, dependendo da técnica realizada e da doença.
O tratamento com as ondas de choque para dor muscular é variável. Por isso, verifique com o ortopedista especialista em ondas de choque como será o tratamento para o seu caso. Cuide-se e previna-se!
O Dr. Carlos Vinicius Buarque de Gusmão é ortopedista, especialista em Joelho, ondas de choque e Tratamentos Minimamente Invasivos (infiltração, denervação, PRP e Bloqueio dos geniculares) e atende em São Paulo, na Vila Mariana e no Morumbi. Se quiser tirar suas dúvidas, clique aqui