tendinite em atletas

Plasma rico em plaquetas para tratar tendinite em atletas


Se você pratica esportes, provavelmente já ficou de molho por alguns dias por causa de uma tendinite. 

Nosso corpo tem dezenas de tendões, só no joelho, são 9 deles constantemente trabalhando quando corremos, saltamos, pulamos ou nadamos. As chances de que um deles inflame por conta do uso são grandes.

O tratamento convencional muitas vezes pode ser demorado e excessivamente invasivo, prejudicando a frequência e a intensidade dos treinos. 

Mas a resposta para um tratamento menos invasivo pode estar no nosso sangue: o plasma rico em plaquetas.


Como o plasma rico em plaquetas ajuda a tratar a tendinite?


Quando sofremos alguma lesão no nosso corpo, as plaquetas são as primeiras a chegar para ajudar na cicatrização. 

Elas são como pequenos “tijolos” que ajudam a reparar as lesões até que a regeneração celular faça seu trabalho, acelerando o processo de recuperação.

Como tendões e ligamentos não são áreas muito vascularizadas, o fluxo de plaquetas que eles recebem no caso de lesões e inflamações é menor. 

Por isso, aplicações de plasma rico em plaquetas retirado do sangue da própria pessoa ajudam a acelerar o processo natural de regeneração tecidual.


Como é o tratamento com o plasma rico em plaquetas?


O PRP é aplicado paulatinamente em injeções no local da tendinite ou de outra lesão em tratamento. Todo o procedimento é feito no próprio consultório do médico. 

Em alguns casos, utiliza-se o ultrassom para garantir que a aplicação seja feita exatamente sobre o ponto afetado. 

No geral, cada sessão não leva mais que 1 hora, mas isso vai depender muito de onde está sua tendinite e qual a severidade do caso. 

Quer saber se o tratamento com plasma rico em plaquetas é adequado para te ajudar a voltar aos treinos e tratar sua tendinite? Procure um ortopedista com experiência no tratamento para avaliar as especificidades do seu problema e recomendar a melhor solução de tratamento.

O Dr. Carlos Vinicius Buarque de Gusmão é ortopedista, especialista em Joelho, ondas de choque e Tratamentos Minimamente Invasivos (infiltração, denervação, PRP e Bloqueio dos geniculares) e atende em São Paulo, na Vila Mariana e no Morumbi. Se quiser tirar suas dúvidas, clique aqui

Dr. Carlos Vinicius Ortopedista SP

Sobre o Dr. Carlos Vinícius

O Dr. Carlos Vinícius é referência no tratamento por ondas de choque em São Paulo. Formado há mais de 10 anos pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), se especializou em cirurgia do joelho pela Universidade de São Paulo (USP) e finalizou seu doutorado em Ciências da Cirurgia também pela UNICAMP.

Saiba mais

Compartilhe:

Facebook
WhatsApp
Telegram
LinkedIn