O procedimento de denervação do joelho, utilizado para tratar a dor provocada pela artrose (osteoartrite) de joelho, é um procedimento minimamente invasivo, ou seja, sem cortes. Apesar disso, é necessário realizá-lo no centro cirúrgico porque ele é feito sob sedação.
A sedação é aquela anestesia realizada de forma semelhante à sedação de quando você faz uma endoscopia. O anestesista fornece um remédio pela veia e você dorme sem sentir dor ou incômodo.
Feita a anestesia, nós realizamos a assepsia do seu joelho, para remover as bactérias e evitar infecção. Depois, utilizamos um ultrassom ou aparelho de raio X para identificar os locais onde estão os nervos que provocam dor no joelho.
Após identificar pelo menos 3 nervos, injetamos uma agulha bem fina e longa e a encostamos em cada um dos nervos que provocam dor na artrose do joelho. Em seguida, esses nervos são queimados de forma térmica ou química.
Na forma térmica, utilizamos um aparelho de radiofrequência. Na forma química, utilizamos um produto químico que pode ser o fenol ou o álcool por exemplo. Em ambos os casos, os nervos de dor são destruídos, o que chamamos de neurólise.
Feito isso, removemos a agulha de cada nervo, colocamos um curativo nos locais onde as agulhas foram injetadas e liberamos você para o quarto para se recuperar da anestesia. Você pode receber alta no mesmo dia após algumas horas.
O procedimento de denervação do joelho para tratar artrose é realizado pelo ortopedista especialista em joelho. Faça uma avaliação para entender como será feito o tratamento pra você. Cuide-se e previna-se!
O Dr. Carlos Vinicius Buarque de Gusmão é ortopedista, especialista em Joelho, ondas de choque e Tratamentos Minimamente Invasivos (infiltração, denervação, PRP e Bloqueio dos geniculares) e atende em São Paulo, na Vila Mariana e no Morumbi. Se quiser tirar suas dúvidas, clique aqui