Muitas vezes, a cirurgia para reconstruir o ligamento cruzado anterior (LCA) é acompanhada de outros procedimentos como a osteotomia tibial alta (para “valgizar” a perna e corrigir deformidades), sutura de menisco e o transplante de cartilagem (mosaicoplastia e outros).
Isso tudo altera a forma como será a reabilitação e os cuidados pós-operatórios. Desse modo, é necessário saber se a cirurgia foi só para a reconstrução do LCA ou também para tratar outras lesões.
Considerando que a cirurgia foi somente para reconstruir o LCA, é importante ganhar flexibilidade já nos primeiros dias após a cirurgia. Não há necessidade de manter o joelho imobilizado. Pelo contrário! É importante movimentar para que você recupere sua força e função do joelho o quanto antes.
Antes de operar, lembre-se de perguntar ao ortopedista especialista de joelho o que será feito na cirurgia. E após operar, não deixe de tirar suas dúvidas com o médico que te operou. Cuide-se e previna-se!
O Dr. Carlos Vinicius Buarque de Gusmão é ortopedista, especialista em Joelho, ondas de choque e Tratamentos Minimamente Invasivos (infiltração, denervação, PRP e Bloqueio dos geniculares) e atende em São Paulo, na Vila Mariana e no Morumbi. Se quiser tirar suas dúvidas, clique aqui