ortopedista

Quando a bursite não melhora, as ondas de choque podem ajudar


Existem vários tipos de bursite, mas tem um tipo de bursite que pode durar meses ou anos: é a bursite provocada por tendinite. Na verdade, todo tendão tem uma bursa, que é uma estrutura que auxilia o tendão a se movimentar com menor atrito. O problema do atrito é machucar o tendão; por isso, a bursa é importante.


O que de fato é a bursite?


Quando o tendão inflama, isso acaba inflamando a bursa também, gerando a bursite. O chato disso tudo é que você tem dor, dificuldade pra realizar alguns movimentos e perde a performance nas suas atividades físicas ou laborais.


Onde pode ocorrer a bursite?


A bursite pode ocorrer em praticamente qualquer local do corpo que possua tendão, como o ombro, cotovelo, punho, mão, quadril, joelho, tornozelo e pé. As bursites mais “famosas” são a subacromial (no ombro), trocantérica (no quadril), isquiática (no quadril), do olécrano (no cotovelo) e patelar (no joelho).


O que fazer quando a bursite não melhora?


Boa parte das pessoas melhora com o tratamento convencional, que consiste em exercícios e medicamentos anti-inflamatórios e analgésicos. Todavia, existe uma parcela de pacientes que não melhora e requer outros tratamentos pra voltar a ter qualidade de vida.

As ondas de choque são uma opção de tratamento nesses casos refratários ao tratamento convencional. As ondas de choque não são o famoso “choquinho” feito na fisioterapia. Elas são ondas de ultrassom produzidas com finalidade terapêutica.


Entenda melhor o que são as ondas de choque


Existe o ultrassom diagnóstico e o terapêutico. As ondas de choque fazem parte dessa última categoria, e são realizadas no próprio consultório do ortopedista especialista. As ondas de choque atingem as células do tendão e da bursa que estão doentes, normalizando sua função. Com isso, o tendão e a bursa deixam de ficar inflamados, e a sua dor melhora.


A melhora da dor com as ondas de choque é imediata?


Na maioria das vezes sim. Ao término da sessão de tratamento, você já sente um alívio significativo na intensidade da dor. Apesar disso, 1 sessão raramente é suficiente para que o tratamento seja bem sucedido.

Normalmente, são necessárias 3 a 5 sessões, conforme a intensidade da dor, duração da doença, localização da bursite, gravidade da tendinite, presença de outras doenças que dificultam a melhora da dor, entre outros detalhes. Com isso, é possível obter taxa de sucesso superior a 70%.

Se você sofre com bursite ou tendinite e ainda não conseguiu obter melhora da sua dor, ou quer acelerar a melhora da sua dor, consulte-se com o ortopedista especialista para avaliar a possibilidade da aplicação das ondas de choque. Cuide-se e previna-se!

Compartilhe:

Facebook
WhatsApp
Telegram
LinkedIn