lesão muscular

Saiba como se recuperar mais rápido de uma lesão muscular


As lesões musculares são extremamente comuns. Essas lesões são tão comuns que correspondem a um terço de todas as lesões do esporte. É praticamente impossível um atleta passar toda sua carreira sem ter sofrido nenhuma lesão muscular, nem que seja bem leve. Mesmo quem é atleta amador, não profissional, está suscetível à lesão muscular.


Um dos grandes problemas de sofrer lesão muscular


Um dos maiores problemas de sofrer uma lesão muscular, além da dor, é ter que interromper o que você gosta de fazer, que é a atividade física. Eventualmente, você poderia estar num ritmo regular de treinos, alcançando seus objetivos (ou em vias de), mas terá que interromper para se recuperar da lesão muscular. Com isso, você acaba perdendo boa parte da musculatura e condicionamento adquiridos com tanto esforço…


O maior erro que você pode cometer


Diante disso, um erro muito comum que você pode cometer é de retomar a atividade física antes do músculo ter se recuperado completamente. E, como “punição”, sofre uma nova lesão, ou terá que treinar com dor, o que diminui sua performance, além de tornar a atividade física um suplício, em vez de ser prazerosa.


Como acelerar a cicatrização da lesão muscular


Felizmente, hoje dispomos de mais tecnologia para melhorar a resposta do nosso corpo à lesão muscular. As ondas de choque são um tipo de tecnologia que possibilita isso.

As ondas de choque são ondas ultrassônicas, que não têm nada a ver com choque elétrico, como aquele realizado na fisioterapia. Elas estimulam a regeneração das células musculares, promovendo aumento de 20% na velocidade de cicatrização do tecido lesado.

Além disso, as ondas de choque diminuem a formação de cicatriz no músculo, o que diminuiria a força e resistência do músculo mesmo após recuperado.


Como é o tratamento por ondas de choque para lesão muscular


O tratamento com as ondas de choque é realizado no próprio consultório do ortopedista. Utilizamos uma máquina que gera as ondas de choque, e as aplicamos no seu músculo lesado. A quantidade de sessões é variável conforme a gravidade e a resposta do corpo, sendo em torno de 3-6 sessões.

Caso você tenha sofrido alguma lesão muscular, consulte-se com o ortopedista especialista para que ele possa verificar se há indicação do uso das ondas de choque para acelerar o processo de cicatrização. Cuide-se e previna-se!

Dr. Carlos Vinicius Ortopedista SP

Sobre o Dr. Carlos Vinícius

O Dr. Carlos Vinícius é referência no tratamento por ondas de choque em São Paulo. Formado há mais de 10 anos pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), se especializou em cirurgia do joelho pela Universidade de São Paulo (USP) e finalizou seu doutorado em Ciências da Cirurgia também pela UNICAMP.

Saiba mais

Compartilhe:

Facebook
WhatsApp
Telegram
LinkedIn