ortopedista

Cisto de menisco cresce?


O cisto do menisco geralmente se forma quando o menisco sofre alguma lesão, que na maioria das vezes é degenerativa, ou seja, por desgaste. A presença de lesão no menisco favorece o acúmulo de líquido no joelho, que acaba sendo encapsulado, formando então o cisto.


O cisto meniscal dói?


Ele só provocará dor se estiver comprimindo alguma estrutura sensível a dor, como um nervo por exemplo. Se você sentir dor na presença de um cisto, o mais provável é que a sua dor seja decorrente da causa do cisto, ou seja, da lesão do menisco e da artrose no joelho.


O inchaço que tenho no joelho é por causa do cisto?


O cisto pode ser visível quando ele se localiza na parte da frente do joelho, porque tem menos estruturas “escondendo” o cisto. Além disso, é comum ele sumir e reaparecer conforme você dobra ou estica o joelho, respectivamente.

Todavia, se o seu joelho estiver inchado como um todo, não é por causa do cisto. São outros motivos que devem ser investigados.

Quando é o cisto, você verá uma “bolota” numa parte específica do seu joelho, geralmente na frente e lateral (região chamada de anterolateral).


É obrigatório remover o cisto?


Quando o cisto fica muito grande, que é bem raro, é necessário removê-lo para que ele não te cause desconforto, nem comprima nervos e outras estruturas no joelho.

Normalmente, o cisto é pequeno e não passa de 2.0 cm. Por isso, não é necessário removê-lo. Na maioria das vezes, deve-se tratar a causa do surgimento do cisto, que é a lesão do menisco e a artrose do joelho.

Na maioria das pessoas, o cisto de menisco é inofensivo e não cresce. Ele é fruto de outras alterações que precisam ser tratadas. Para definir qual será o tratamento exato para o seu caso, consulte-se com o ortopedista especialista. Cuide-se e previna-se!

Compartilhe:

Facebook
WhatsApp
Telegram
LinkedIn