lesão do LCA

Lesão do ligamento cruzado anterior (LCA) sem contato


Sim, é possível romper o ligamento SEM CONTATO nenhum com outro jogador! Chamamos isso de lesão sem contato. 

A forma mais comum de lesão do ligamento cruzado anterior

Nessa situação, você faz algum movimento “incorreto” com o joelho, ou o submete a cargas muito altas e, por conseguinte, o ligamento rompe. Aliás, é a forma mais comum do ligamento cruzado anterior (LCA) romper.


Formas de lesão sem contato


A lesão do LCA sem contato pode decorrer de:

  1. Traumas em hiperextensão
  2. Força anterior excessiva sobre o joelho
  3. Entorse com valgo e rotação externa
  4. Entorse com varo e rotação interna.

Fica tranquilo, que vou traduzir isso tudo pra você!


A lesão do LCA em hiperextensão pode ser gravíssima


Hiperextensão é quando esticamos o joelho além dos limites normais. É como se o joelho ficasse no formato da letra “V”. Todavia, o joelho não foi preparado pra isso.

Então, as suas estruturas não aguentam tamanho estresse e começam a romper. Uma das primeiras estruturas a lesar é o LCA.

Essa lesão pode ser grave e romper outros ligamentos e até a principal artéria do joelho, que é a artéria poplítea. Esse tipo de situação pode ser bem grave e resultar na amputação do membro.

O escorregão é o exemplo mais comum desse tipo de mecanismo de lesão em hiperextensão.


Excesso de peso e agressões físicas podem ocasionar lesão do LCA por “força anterior”


A força anterior é aquela que empurra a tíbia, que é o osso da perna, para frente. É como se eu viesse por trás de você e chutasse sua tíbia (perna) pra frente.

Então, se alguém te der um carrinho por trás, ou te pegar desprevino num chute, por exemplo, sua tíbia pode ser empurrada para frente e romper o LCA.

Outra forma disso acontecer é se você carregar muito peso, por exemplo durante competições de powerlifting, ou até mesmo pessoas com obesidade mórbida. Nesses casos o excesso de peso, pela ação da gravidade, faz sua perna ser projetada pra frente e lesar o LCA.


Lesão do LCA durante movimentos de giro. Os chamados entorses


A entorse com valgo e rotação externa é bem semelhante à entorse com varo e rotação interna. Ambas as entorses envolvem movimentos de giro do corpo sobre o joelho. Basicamente, o que muda é a direção do movimento.

No valgo e rotação externa, o seu joelho cai pra dentro e seu pé fica virado pra fora, enquanto o resto do corpo gira pra dentro. O varo com rotação interna é o contrário disso: o joelho cai pra fora, o pé fica virado pra dentro e seu corpo gira pra fora.

Qualquer uma dessas situações ocorre devido a movimentos giratórios, principalmente se você realizar esses movimentos mudando constantemente e rapidamente a direção do corpo, por exemplo durante uma dança, uma esquiva nas artes marciais (karate, tae kwon do, kung fu) ou drible (ex.: futebol, handball, basquete).

Essas são as 4 formas de romper o LCA sem contato. Se você machucou seu joelho, não deixe de se consultar com o ortopedista especialista. Cuide-se e previna-se!

Compartilhe:

Facebook
WhatsApp
Telegram
LinkedIn