A viscossuplementação é a injeção de ácido hialurônico no joelho para prevenir artrose – na vigência de lesões precursoras de artrose como lesão do menisco, cartilagem ou ligamento – e tratar a artrose já estabelecida. Muitas pessoas conhecem a viscossuplementação pelo nome infiltração, mas este nome é incorreto pois pode se referir à injeção de qualquer remédio no joelho.
Normalmente, a viscossuplementação é realizada no próprio consultório médico. Em algumas situações, pode ser realizada no centro cirúrgico, como após a cirurgia do ligamento cruzado anterior (LCA) ou do menisco por exemplo.
Não há necessidade de jejum, mas, se você utiliza algum medicamento anticoagulante, deve interrompê-lo conforme as orientações do seu médico.
Para realizar a viscossuplementação, você será posicionado na maca, sentado ou deitado, e realizaremos a antissepsia (limpeza local) do seu joelho.
Feito isso, o ácido hialurônico é injetado no seu joelho vagarosamente. Dura, aproximadamente, 30 segundos, como se fosse a administração de medicamento na veia, só que um pouco mais rápido.
Após a injeção, colocamos um pequeno curativo, o mesmo utilizado após coletar sangue. Por fim, você será auxiliado a levantar e dar alguns passos até a cadeira e receber as orientações do seu ortopedista com relação aos cuidados, uso de medicamentos e retorno.
Se você tiver algum problema no joelho, não deixe de se consultar com um ortopedista especialista. Cuide-se! Previna-se!