Primeiro de tudo, é importante saber que o tratamento é feito em nível ambulatorial, ou seja, no próprio consultório do especialista. Em alguns casos, pode ser necessário fazer uma anestesia local, semelhante à realizada em consultas com o dentista; por isso, não é necessário ficar de jejum antes do procedimento.
Número de sessões
Existem muitos equipamentos utilizados para o tratamento com as ondas de choque. Cada equipamento produz uma onda de um jeito; por isso, existem algumas diferenças nas formas de realizar o tratamento, o que influencia no número de sessões realizadas. Por exemplo, existem equipamentos que requerem 1 sessão e outros que requerem até 5 sessões.
Ao término de um conjunto de sessões, é necessário aguardar os efeitos biológicos das ondas de choque no seu tendão. Esse tempo varia de 6 a 12 semanas. Conforme a resposta do seu tendão às ondas de choque, pode ser necessário repetir aquele conjunto de sessões.
A quantidade de repetições varia conforme a gravidade e a duração da tendinite. Tendinites com vários anos de duração tendem a necessitar de 2 ou mais repetições. Já tendinites menos crônicas, com menos de 1 ano de duração tendem a necessitar de 1 conjunto de repetições somente.
O tipo de tendinite também influencia na quantidade de sessões e de repetições. A epicondilite lateral, por exemplo, é uma das tendinites que necessita de mais repetições. Já a tendinite patelar tende a necessitar de menos sessões. De qualquer modo, o que observo na minha prática clínica é que logo nas primeiras sessões os pacientes já sentem melhora significativa da dor.