A dor no músculo é uma condição chamada de dor miofascial. Pode ocorrer nos músculos da perna, coxa, quadril, lombar, nuca, costas; enfim, em qualquer local do corpo. E a dor muscular pode ser tão intensa que pode deixar você “travado” ou “de cama”!
Nesses casos, mesmo utilizando medicamentos anti-inflamatórios ou remédios ainda mais “fortes”, a dor pode persistir e prejudicar sua qualidade de vida, interferindo negativamente no trabalho, afazeres domésticos, atividades físicas, etc.
Conteúdo do Post
ToggleConheça as ondas de choque para dor miofascial
Felizmente, dispomos atualmente de mais tecnologia para auxiliar no tratamento da dor muscular (dor miofascial). Uma dessas inovações tecnológicas é o tratamento com as ondas de choque, que são ondas mecânicas de alta pressão capazes de modificar a estrutura molecular dos músculos, aliviando a dor.
O equipamento de ondas de choque possui uma peça cônica que parece uma pistola e que é direcionada ao músculo doente pelo ortopedista. As ondas, quando entram em contato com o músculo adoecido, alteram a estrutura molecular das células, melhorando seu metabolismo e desfazendo pontos de gatilho de dor. Desse modo, espera-se que sua dor melhore gradativamente ao longo das sessões de ondas de choque.
Como fazer o tratamento com as ondas de choque para dor muscular?
Este tratamento é realizado pelo médico ortopedista, e não tem nada a ver com as sessões de fisioterapia. Por isso, se você sofre com dor muscular em algum local do corpo, consulte-se e trate-se com o ortopedista especialista no tratamento com as ondas de choque. Cuide-se e previna-se!
O Dr. Carlos Vinicius Buarque de Gusmão é ortopedista, especialista em Joelho, ondas de choque e Tratamentos Minimamente Invasivos (infiltração, denervação, PRP e Bloqueio dos geniculares) e atende em São Paulo, na Vila Mariana e no Morumbi. Se quiser tirar suas dúvidas, clique aqui