Desvios no alinhamento do joelho comuns durante a infância e, na maioria das vezes, se resolvem normalmente durante o período de crescimento.
A maioria das pessoas adultas têm um alinhamento normal dos joelhos, apenas com pequenos desvios que não causam sintomas nem problemas secundários como artrose ou lesões ligamentares.
Em alguns casos, porém, o desvio traz problemas para o dia a dia da pessoa e precisa ser tratado.
Conteúdo do Post
ToggleTratamento não-cirúrgico para o joelho torto
Nos casos de desvios menores, com poucos sintomas, sem lesões adicionais e que não progridem, é possível optar por uma correção não cirúrgica do joelho torto.
O tipo específico de tratamento vai depender de cada caso, sendo necessário o acompanhamento de um ortopedista antes que possa ser iniciado.
Ele pode ser feito por meio de exercícios específicos e sessões de fisioterapia para reabilitação e fortalecimento, evitando lesões futuras, assim como utilizando-se equipamentos como palmilhas corretivas, órteses, imobilizadores e joelheiras específicas.
Tratamento cirúrgico para o joelho torto
Quando o desvio do joelho é maior, com dores e outros sintomas limitantes aliados a possíveis lesões adicionais e progressão do desvio, é necessário optar por um tratamento cirúrgico para o joelho torto.
Há várias opções de cirurgias, que devem ser analisadas de acordo com os problemas diagnosticados:
- A artroplastia ou prótese do joelho é uma opção quando há artrose do joelho associada ao joelho torto, corrigindo simultaneamente o desgaste e o desalinhamento do joelho.
- A epifisiodese – um procedimento para fechar as placas de crescimento na cartilagem – pode ser usada em crianças para corrigir o joelho torto, já que ainda estão em fase de crescimento.
- A osteotomia – correção onde se corta e reposiciona o osso de maneira adequada – pode ser utilizada em casos de lesões cartilaginosas e ligamentares associadas ao desalinhamento, e até em alguns tipos de artrose.
O Dr. Carlos Vinícius Buarque de Gusmão é ortopedista, especialista em Joelho, ondas de choque e Tratamentos Minimamente Invasivos (infiltração, denervação, PRP e Bloqueio dos geniculares) e atende em São Paulo, na Vila Mariana e no Morumbi. Se quiser tirar suas dúvidas, clique aqui.