artrose do joelho

Conheça a denervação no joelho, uma opção de tratamento para a artrose


O joelho com artrose (“desgaste”) perde a cartilagem que protege seus ossos (fêmur e tíbia). Por conta disso, o joelho se torna mais frágil e não consegue mais suportar o impacto de atividades que antes você realizava normalmente. Desse modo, caso você tente fazer algo que o joelho não suporta mais, você sentirá DOR.

A dor é um sinal transmitido ao cérebro pelos NERVOS do joelho. Podemos diminuir a dor de 2 formas. A primeira é eliminando a causa da dor; por exemplo, se você tomar um anti-inflamatório, a inflamação cessa e não gera mais estímulo de dor. A segunda é eliminando a transmissão da dor. É nessa segunda forma que entra a denervação.

A denervação é um procedimento que consiste em destruir os nervos que transmitem a dor do joelho para o cérebro. Esse tratamento é muito utilizado na coluna, por exemplo, pra tirar a dor de distúrbios nas facetas e nos discos intervertebrais.

Para fazer a denervação, usamos ondas de radiofrequência. Existem três modalidades de radiofrequência: contínua, pulsada e refrigerada. Cada uma tem a sua indicação conforme a localização e a causa da dor.

O procedimento de denervação é seguro e muito eficaz, pois mais de 80% dos pacientes melhoram a dor da artrose do joelho. Além disso, a melhora pode se manter por mais de 3 anos, devolvendo mais de 90% da qualidade de vida para os pacientes.

Acha que pode ser útil pra você? Verifique com um ortopedista especialista se você tem indicação para a denervação no joelho. Cuide-se e previna-se!

Compartilhe:

Facebook
WhatsApp
Telegram
LinkedIn