artrose do joelho

Conheça a denervação no joelho, uma opção de tratamento para a artrose


O joelho com artrose (“desgaste”) perde a cartilagem que protege seus ossos (fêmur e tíbia). Por conta disso, o joelho se torna mais frágil e não consegue mais suportar o impacto de atividades que antes você realizava normalmente. Desse modo, caso você tente fazer algo que o joelho não suporta mais, você sentirá DOR.

A dor é um sinal transmitido ao cérebro pelos NERVOS do joelho. Podemos diminuir a dor de 2 formas. A primeira é eliminando a causa da dor; por exemplo, se você tomar um anti-inflamatório, a inflamação cessa e não gera mais estímulo de dor. A segunda é eliminando a transmissão da dor. É nessa segunda forma que entra a denervação.

A denervação é um procedimento que consiste em destruir os nervos que transmitem a dor do joelho para o cérebro. Esse tratamento é muito utilizado na coluna, por exemplo, pra tirar a dor de distúrbios nas facetas e nos discos intervertebrais.

Para fazer a denervação, usamos ondas de radiofrequência. Existem três modalidades de radiofrequência: contínua, pulsada e refrigerada. Cada uma tem a sua indicação conforme a localização e a causa da dor.

O procedimento de denervação é seguro e muito eficaz, pois mais de 80% dos pacientes melhoram a dor da artrose do joelho. Além disso, a melhora pode se manter por mais de 3 anos, devolvendo mais de 90% da qualidade de vida para os pacientes.

Acha que pode ser útil pra você? Verifique com um ortopedista especialista se você tem indicação para a denervação no joelho. Cuide-se e previna-se!

Dr. Carlos Vinicius Ortopedista SP

Sobre o Dr. Carlos Vinícius

O Dr. Carlos Vinícius é referência no tratamento por ondas de choque em São Paulo. Formado há mais de 10 anos pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), se especializou em cirurgia do joelho pela Universidade de São Paulo (USP) e finalizou seu doutorado em Ciências da Cirurgia também pela UNICAMP.

Saiba mais

Compartilhe:

Facebook
WhatsApp
Telegram
LinkedIn