dor de crescimento

Dor de crescimento: isso existe?


Existe e é muito comum. Quase a metade das crianças de 3-12 anos tem dor de crescimento, e, quanto mais nova a criança, maior a chance de ter o problema.


Locais onde ocorre a dor de crescimento


Essa dor pode ocorrer em diversas partes do corpo: pernas, coxas, braços, costas. Todavia, os locais que as crianças mais reclamam de dor são as coxas, canelas, panturrilhas e na parte de trás dos joelhos.


Qual a causa da dor de crescimento?


A dor de crescimento é um distúrbio provocado por causas ainda pouco conhecidas, mas que provavelmente estão relacionadas com fadiga muscular, alterações na postura e na forma de andar, deficiência de vitamina D, fatores genéticos, entre outros.


A dor de crescimento pode ser preocupante


Ela incomoda bastante a criança porque é muito comum acometer os dois lados do corpo e, às vezes, em mais de um local. A dor ocorre com mais frequência nos dias em que a criança fez mais atividade física, surge à noite e pode acordar a criança no sono.

Com razão, essa situação preocupa você pai ou mãe, pois a dor vai e vem diversas vezes por vários meses a anos, e o seu filho pode até chorar de dor. Felizmente, a doença é benigna e melhora com o tempo.

Entretanto, não se pode inferir, sem avaliação do ortopedista especialista, que a dor do seu filho se trata de dor de crescimento. Existem outras várias doenças, que não são benignas, que podem causar dor nos membros. 

Por isso, se seu filho tiver dor, leve-o ao ortopedista o quanto antes. Assim, poderemos fazer o diagnóstico correto e tratar adequadamente o seu filho. Cuide de quem você ama.

Dr. Carlos Vinicius Ortopedista SP

Sobre o Dr. Carlos Vinícius

O Dr. Carlos Vinícius é referência no tratamento por ondas de choque em São Paulo. Formado há mais de 10 anos pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), se especializou em cirurgia do joelho pela Universidade de São Paulo (USP) e finalizou seu doutorado em Ciências da Cirurgia também pela UNICAMP.

Saiba mais

Compartilhe:

Facebook
WhatsApp
Telegram
LinkedIn