joelho estalando

O joelho do seu filho está estalando?

Alguns pais, especialmente quando os filhos têm menos de 10 anos, me procuram porque observam que o joelho de seus filhos está estalando. Às vezes, a criança também não consegue estender todo o joelho, e pode se queixar também de dor e episódios de travamento do joelho.

Quando a criança é maior, já na adolescência ou quase um adulto, os pais me procuram relatando que o filho sente dor. Nesses casos, é menos comum ter estalidos e é mais comum o sintoma aparecer após a prática de algum esporte ou ter sofrido um trauma (pancada).

Pra esses dois tipos de situações, a causa mais comum é o menisco discoide, que é uma anomalia dos meniscos; i.e., uma malformação congênita.

O QUE É O MENISCO DISCOIDE?

Os meniscos possuem algumas características que lhe conferem suas funções de protetor do joelho, ou seja, de absorção de choque, auxiliar a firmeza do joelho, contribuir para a nutrição da cartilagem, melhorar o encaixe e movimento dos ossos do joelho.

Essas características são a forma, ultraestrutura (estrutura microscópica), vascularização e fixação (conexão do menisco com os ossos do joelho). No menisco discoide, todas essas características estão deficientes. Seu filho já nasce com essa deficiência.

Dessas, as características anômalas no menisco discoide que mais chamam atenção é o formato e a fixação. Normalmente o menisco parece um “C”. O menisco discoide tem a forma que lembra um disco, mas que se parece mais com a Lua indo para a fase cheia. É isso que faz com que os joelhos fiquem estalando ao se movimentar.

Quanto à fixação, o menisco discoide é mais solto dentro do joelho, pois boa parte dos seus ligamentos está ausente ou funciona mal.

QUAL O PROBLEMA DO MENISCO DISCOIDE?

Existem muitas pessoas que convivem bem com o menisco discoide e só vão descobrir depois dos 30 anos de idade, às vezes por motivos não diretamente ligados a ele. Nessas pessoas, o corpo conseguiu adaptar, relativamente bem, a anatomia e a biomecânica do joelho.

Para outras, o menisco discoide começa a atrapalhar logo na infância. Nessas crianças, o menisco é muito frouxo e instável. Isso prejudica os movimentos do joelho e provoca desconforto para o seu filho.

E tem outras pessoas que têm sintomas a partir da adolescência, porque começam a praticar mais esportes e o menisco discoide não consegue suportar as exigências da atividade física. Com isso, o menisco rompe e provoca dor.

O QUE FAZER SE SEU FILHO TIVER MENISCO DISCOIDE?

Primeira coisa é manter o acompanhamento com o ortopedista especialista mesmo se seu filho tiver poucos sintomas. Para as crianças que têm muitos sintomas, o tratamento é cirúrgico, e envolve o reparo do menisco (sutura), saucerização, fixação, meniscectomia ou o transplante de menisco.

Verifique com o ortopedista especialista qual a melhor opção para o seu caso. Cuide de quem você ama!

Compartilhe:

Facebook
WhatsApp
Telegram
LinkedIn