Cisto-de-Baker-é-preocupante

Cisto de Baker é preocupante?


Descobrir que surgiu uma massa (“bolota”) na parte de trás do joelho deixa qualquer um preocupado, não é mesmo? Principalmente, se essa massa vem acompanhada de dor.


Como se forma o Cisto de Baker


Na grande maioria das vezes, essa massa se trata do cisto de Baker, que é resultado do acúmulo de líquido dentro de uma espécie de bolsa (nome técnico: bursa) que fica no músculo semimembranoso.

O músculo semimembranoso fica na parte de trás do joelho numa região chamada de fossa poplítea. Por isso, o cisto de Baker também é conhecido pelo nome “cisto poplíteo”.


Por que o Cisto de Baker deve te preocupar


Felizmente, o cisto de Baker não é nenhum tumor maligno e, na maioria das vezes, não provoca nenhum mal grave. Entretanto, isso não significa que você não deva se preocupar.

O cisto de Baker é, sim, um alerta de que algo não vai muito bem com o seu joelho. No adulto, ele se forma por causa do excesso de líquido dentro do joelho. E o excesso de líquido decorre da inflamação no joelho.


Causas de inflamação do joelho


As duas maiores causas de inflamação no joelho são lesões do menisco e a osteoartrite (i.e., desgaste do joelho). Exemplos de outras causas são a gota, artrite reumatoide, pseudogota e lesão de ligamento.

Tudo isso, por destruir e inflamar o joelho, pode aumentar a quantidade de líquido no joelho, que é a famosa “água no joelho”, cujo nome técnico é derrame.

O líquido em excesso extravasa e pode formar cistos, como o cisto de Baker.


O Cisto de Baker precisa ser tratado?


Normalmente, o cisto não dói nem incomoda. Com isso, você acaba relaxando e deixa pra buscar o ortopedista quando tem mais tempo. Acontece que, se você demorar, pode ser tarde. A lesão dentro do joelho pode ter se tornado de manejo mais difícil.

Por isso, a primeira coisa é passar no ortopedista especialista. Assim, investigaremos a causa do surgimento do cisto e faremos o tratamento, que pode ser uma viscossuplementação, plasma rico em plaquetas, sutura do menisco, fisioterapia, entre outros.

Não deixe pra depois o que você pode fazer agora. Cuide-se e previna-se!

Dr. Carlos Vinicius Ortopedista SP

Sobre o Dr. Carlos Vinícius

O Dr. Carlos Vinícius é referência no tratamento por ondas de choque em São Paulo. Formado há mais de 10 anos pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), se especializou em cirurgia do joelho pela Universidade de São Paulo (USP) e finalizou seu doutorado em Ciências da Cirurgia também pela UNICAMP.

Saiba mais

Compartilhe:

Facebook
WhatsApp
Telegram
LinkedIn