Isso é um erro muito comum de taxar a pessoa com dor em diversos locais do corpo com o diagnóstico de fibromialgia.
De fato, a fibromialgia é uma doença que provoca dor generalizada em mais de 80% do corpo. Mas isso não impede que você tenha dor em diversos locais do corpo por alterações estruturais nos tecidos, como artrose em diversas articulações (joelho, quadril, ombro, etc), tendinite em diversos locais (manguito, calcanhar, patela), fasciíte plantar, bursite, entre outros.
Inclusive, frequentemente tratamos pessoas que possuem fibromialgia e outras doenças concomitantemente, e essas doenças acabam dificultando o tratamento da fibromialgia, pois são fontes de dor que perpetuam os processos biológicos que provocam a fibromialgia.
Por isso, não se deve aceitar que tem fibromialgia e cruzar os braços. Deve-se avaliar se você tem também outras doenças que podem estar explicando parte da dor que você sente. Para tanto, é necessária a avaliação do ortopedista, pra fazer o diagnóstico e complementar o tratamento. Cuide-se e previna-se!
O Dr. Carlos Vinicius Buarque de Gusmão é ortopedista, especialista em Joelho, ondas de choque e Tratamentos Minimamente Invasivos (infiltração, denervação, PRP e Bloqueio dos geniculares) e atende em São Paulo, na Vila Mariana e no Morumbi. Se quiser tirar suas dúvidas, clique aqui