A ruptura do ligamento cruzado anterior (LCA) é um evento inesquecível para o paciente. Mesmo anos após a lesão, na esmagadora maioria dos casos, o paciente é capaz de descrever com detalhes como foi o episódio.
Conteúdo do Post
TogglePor que a lesão do LCA é tão marcante?
No momento da lesão, muitos comentam que sentem como se o joelho saísse e voltasse rapidamente para o lugar. De fato, é isso que ocorre, porque quando o ligamento é rompido, a tíbia (osso da perna) se desloca e bate contra o fêmur (osso da coxa). Ela só consegue voltar rapidamente para a sua posição inicial porque outros ligamentos estão íntegros e conseguem segurar os ossos.
Isso não ocorreria caso você sofresse lesão de múltiplos ligamentos, como a combinação de lesão do ligamento colateral medial, do cruzado posterior e do canto posterolateral.
Ao mesmo tempo que a tíbia sai do lugar, o paciente consegue ouvir, ou sentir, um estalo, que representa o ligamento rompendo.
E DEPOIS QUE ROMPEU, O QUE ACONTECE?
Logo após a ruptura, como o impacto da tíbia contra o fêmur é grande, o joelho sangra por dentro e dói muito. Por isso, você não consegue apoiar o pé no chão e, dentro de algumas horas, o joelho começa a inchar.
Passados alguns minutos da lesão, você até consegue andar, mas com muita dificuldade. Não dá nem pra pensar em dar continuidade ao que você estava fazendo; por ex., jogar bola, correr, arrumar a casa, dançar, etc.
Se isso aconteceu com você, não deixe de procurar o ortopedista especialista. A chance é grande de ter rompido o ligamento cruzado anterior. Cuide-se e previna-se!