O maior problema da lesão do ligamento cruzado anterior (LCA) não é ter instabilidade no joelho durante a execução de alguns movimentos. Também não é sentir dor ou ficar com o joelho inchado de vez em quando. O maior problema de sofrer a lesão do LCA é maior do que isso tudo e se chama artrose do joelho.
Quando você rompe o ligamento, não é só o ligamento que machuca. Outras estruturas do joelho também machucam, como a cartilagem, o osso e os meniscos. Esse conjunto de lesões provocam o envelhecimento precoce do joelho e resulta na artrose do joelho, que é, em outras palavras, o envelhecimento do joelho. Continue lendo o texto pra você entender como essas lesões envelhecem o joelho.
Conteúdo do Post
ToggleA instabilidade provoca artrose no joelho
Após a ruptura do LCA, o joelho fica mais frouxo. Chamamos isso de joelho instável, porque ele sai do lugar com movimentos que antes eram realizados normalmente. Ao sair do lugar, algumas coisas acontecem. Primeiro, que a tíbia (osso da perna) se choca contra o fêmur (osso da coxa). Esse impacto, que não ocorria antes, machuca a cartilagem, os ossos e os meniscos. Conforme a cartilagem, os ossos e os meniscos sofrem impacto, eles vão desgastando, até o ponto de serem destruídos. Toda essa destruição é a artrose.
Outras duas coisas acontecem: lesão dos meniscos, e lesão da cartilagem e dos ossos.
A instabilidade provoca lesão dos meniscos
Na ausência do ligamento cruzado anterior, outras estruturas precisam suprir a função dele. Estas podem ser outros ligamentos, tendões e os meniscos. Os meniscos são muito bons pra cumprir seu papel principal, que é basicamente amortecer o peso do corpo. Entretanto, não são tão bons pra fazer a função do LCA. Então, eles rompem muito mais facilmente quando estão exercendo a função do LCA.
Além disso, temos que nos lembrar que os meniscos já estão sendo sobrecarregados por causa dos choques entre os ossos do joelho (tíbia e fêmur) conforme comentei anteriormente. Por conta disso, os meniscos rompem e degeneram, acelerando o processo de destruição do joelho, que é a doença chamada artrose do joelho.
A instabilidade provoca lesão da cartilagem e dos ossos
A lesão do LCA modifica bastante a biomecânica do joelho, ou seja, a forma como o joelho se movimenta. Desse modo, a distribuição das forças que incidem sobre cada região do joelho modifica, gerando deformações na estrutura da cartilagem e dos ossos do joelho.
Como resultado disso, o joelho começa a ficar torto. Esse é um dos motivos por que o joelho de pessoas com lesão do LCA é torto pra fora, o que chamamos de joelho varo ou genovaro. O joelho torto também faz parte do processo de envelhecimento da articulação, que chamamos de artrose.
Por que é ruim ter artrose no joelho após lesão do LCA?
Mesmo que seja uma artrose no joelho leve, ela diminui muito sua qualidade de vida. Primeiro, porque você começa a sentir dor em atividades que normalmente eram executadas normalmente. Assim, aquele campeonato, maratona, pelada do fim de semana, ou outro esporte com maior intensidade começa a se tornar custoso, doloroso. E com o tempo, atividades mais simples como se levantar da cadeira se tornam dolorosas.
Segundo, porque a artrose te deixa com inflamação crônica. Seu joelho vira e mexe fica inchado e doloroso, e às vezes, fica quente. Esses sintomas diminuem a mobilidade do seu joelho e você perde a capacidade de agachar ou de esticá-lo completamente.
Terceiro, porque surgem deformidades no joelho. Na maioria das vezes, ele fica torto em varo. O fato é que isso não é um mero problema estético: antes fosse! A deformidade do joelho diminui a função do joelho. Com isso, você precisa de maior esforço pra andar, correr, saltar, etc. E quanto maior o esforço dispensado, mais cansado você fica e mais dor você sente porque está “forçando” mais um joelho doente. Viu por que é importante tratar o LCA adequadamente? Consulte-se com um ortopedista especialista. Cuide-se e previna-se!