ortopedista especialista em joelho

O LCA é mais importante do que você pode imaginar


Você sabe pra que serve o ligamento cruzado anterior (LCA) do joelho? Se respondeu que ele serve pra deixar o joelho mais firme, você está longe de saber pra que ele serve de verdade. Eu sei que você não é ortopedista, e essa informação pode parecer irrelevante. Só que não! Essa informação é muito importante mesmo pra quem não tem nada a ver com a área da saúde, e eu vou te explicar o porquê.

Percebo que vários pacientes negligenciam o tratamento do LCA: ou não operam quando deveriam, ou praticam determinado esporte achando que está tudo bem, ou não seguem as orientações do ortopedista durante a recuperação da cirurgia. O motivo disso tudo é que eles não fazem ideia da importância do LCA pra saúde do joelho. Por isso, continue lendo esse texto.


O ligamento cruzado anterior (LCA) evita a anteriorização da tíbia


Dizer que o LCA ajuda a estabilizar o joelho, ou a deixá-lo mais firme é uma informação muito vaga e imprecisa. Na verdade, uma das funções principais do LCA é evitar a translação anterior da tíbia. E o que significa isso? Significa que o LCA impede que a tíbia (o osso da perna) “saia para frente”. Quando nós chutamos uma bola, por exemplo, o joelho estende. Para que o joelho estenda, é necessário que a perna vá pra frente. Imagina agora se você der um chute bem forte: a tendência é a perna ir muito pra frente. E se ela continuar indo pra frente, você perde a perna, correto?

Pois é isso que o LCA faz: ele prende a perna, não deixando que a tíbia vá para frente. Por isso que, se você romper o ligamento, você vai sentir como se o joelho “saísse do lugar”. Na verdade, é justamente isso que acontece. O joelho sai do lugar. E ele só não sai completamente do lugar porque existem outros ligamentos e tendões que seguram a perna.


O ligamento cruzado anterior (LCA) evita translação medial e lateral


E não para por aí! O LCA também tem outras funções. Realmente, se compararmos com os outros ligamentos que existem no joelho, o LCA é o mais importante para evitar a translação anterior da tíbia, ou seja, que a perna saia pra frente. Ele possui também outras funções secundárias, mas que não deixam de ser importantes. Duas dessas funções outras são evitar a translação medial ou lateral da tíbia, e evitar os movimentos de varo e valgo do joelho. Traduzindo, o LCA impede que a perna saia para os lados e que entorte para um dos lados.
Por isso, que algumas pessoas que sofrem lesão do LCA, com o tempo, ficam com o joelho torto pra fora. Nós chamamos esse joelho torto pra fora de joelho varo ou genovaro.

Isso pode ser ainda pior e você pode desenvolver o chamado triplo varo, que é uma situação em que o joelho fica torto pra fora e estende além do normal (i.e., ele fica curvado pra trás). Quando isso acontece, outros ligamentos acabam ficando doentes. Tudo isso porque o LCA rompeu! Entendeu agora a importância de tratar o LCA adequadamente? Consulte-se com um ortopedista especialista em joelho. Cuide-se e previna-se!

Dr. Carlos Vinicius Ortopedista SP

Sobre o Dr. Carlos Vinícius

O Dr. Carlos Vinícius é referência no tratamento por ondas de choque em São Paulo. Formado há mais de 10 anos pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), se especializou em cirurgia do joelho pela Universidade de São Paulo (USP) e finalizou seu doutorado em Ciências da Cirurgia também pela UNICAMP.

Saiba mais

Compartilhe:

Facebook
WhatsApp
Telegram
LinkedIn