ortopedista especialista em joelho

O LCA é mais importante do que você pode imaginar


Você sabe pra que serve o ligamento cruzado anterior (LCA) do joelho? Se respondeu que ele serve pra deixar o joelho mais firme, você está longe de saber pra que ele serve de verdade. Eu sei que você não é ortopedista, e essa informação pode parecer irrelevante. Só que não! Essa informação é muito importante mesmo pra quem não tem nada a ver com a área da saúde, e eu vou te explicar o porquê.

Percebo que vários pacientes negligenciam o tratamento do LCA: ou não operam quando deveriam, ou praticam determinado esporte achando que está tudo bem, ou não seguem as orientações do ortopedista durante a recuperação da cirurgia. O motivo disso tudo é que eles não fazem ideia da importância do LCA pra saúde do joelho. Por isso, continue lendo esse texto.


O ligamento cruzado anterior (LCA) evita a anteriorização da tíbia


Dizer que o LCA ajuda a estabilizar o joelho, ou a deixá-lo mais firme é uma informação muito vaga e imprecisa. Na verdade, uma das funções principais do LCA é evitar a translação anterior da tíbia. E o que significa isso? Significa que o LCA impede que a tíbia (o osso da perna) “saia para frente”. Quando nós chutamos uma bola, por exemplo, o joelho estende. Para que o joelho estenda, é necessário que a perna vá pra frente. Imagina agora se você der um chute bem forte: a tendência é a perna ir muito pra frente. E se ela continuar indo pra frente, você perde a perna, correto?

Pois é isso que o LCA faz: ele prende a perna, não deixando que a tíbia vá para frente. Por isso que, se você romper o ligamento, você vai sentir como se o joelho “saísse do lugar”. Na verdade, é justamente isso que acontece. O joelho sai do lugar. E ele só não sai completamente do lugar porque existem outros ligamentos e tendões que seguram a perna.


O ligamento cruzado anterior (LCA) evita translação medial e lateral


E não para por aí! O LCA também tem outras funções. Realmente, se compararmos com os outros ligamentos que existem no joelho, o LCA é o mais importante para evitar a translação anterior da tíbia, ou seja, que a perna saia pra frente. Ele possui também outras funções secundárias, mas que não deixam de ser importantes. Duas dessas funções outras são evitar a translação medial ou lateral da tíbia, e evitar os movimentos de varo e valgo do joelho. Traduzindo, o LCA impede que a perna saia para os lados e que entorte para um dos lados.
Por isso, que algumas pessoas que sofrem lesão do LCA, com o tempo, ficam com o joelho torto pra fora. Nós chamamos esse joelho torto pra fora de joelho varo ou genovaro.

Isso pode ser ainda pior e você pode desenvolver o chamado triplo varo, que é uma situação em que o joelho fica torto pra fora e estende além do normal (i.e., ele fica curvado pra trás). Quando isso acontece, outros ligamentos acabam ficando doentes. Tudo isso porque o LCA rompeu! Entendeu agora a importância de tratar o LCA adequadamente? Consulte-se com um ortopedista especialista em joelho. Cuide-se e previna-se!

Compartilhe:

Facebook
WhatsApp
Telegram
LinkedIn