reinserção do menisco lesado

Já ouviu falar na cirurgia para reinserção do menisco lesado?


O menisco possui diversas partes, sendo uma delas chamada de raiz. A raiz é onde o menisco se prende à tíbia (osso da perna e que forma o joelho). Quando a raiz do menisco se rompe, ele sofre extrusão, ou seja, parte do menisco sai do joelho.

Para resolver isso, nós fazemos a cirurgia de reinserção da raiz do menisco. Este procedimento é realizado de forma minimamente invasiva, por meio da artroscopia. Na artroscopia, fazemos pequenos furos no seu joelho, menor que 1cm, de tamanho suficiente para introduzir uma câmera e pinças para pegar o menisco lesado e colocar na sua raiz.

Neste procedimento, utilizamos uma pinça que vai laçar o menisco lesado. Com um outro instrumento, chamado de guia, fazemos um furo pequeno na sua tíbia bem onde fica a raiz do menisco. Este furo conecta a raiz do menisco com a parte da frente da sua perna.

Feito este furo, nós passamos o fio utilizado para laçar o menisco por dentro do furo de modo que o fio saia na parte da frente da sua perna. Pronto! Agora o menisco já está de volta a sua raiz.

Só falta uma coisa: prender o fio na perna. Para tanto, utilizamos um dispositivo metálico chamado de botão. Este botão funciona como um botão de camisa, por onde passa o fio, que é amarrado e fixo à perna, do mesmo modo que o botão da camisa fixa o fio da camisa.

Terminado o procedimento, nós costuramos os pequenos cortes realizados no seu joelho e na sua perna, fazemos um curativo e aguardamos você se recuperar para voltar ao quarto do hospital.

Você receberá as instruções de cuidados pós-operatórios, medicamentos, pedido de fisioterapia e orientação de retorno no consultório do ortopedista que te operou. Antes de qualquer procedimento, consulte-se e tire suas dúvidas com o ortopedista especialista em joelho. Cuide-se e previna-se!

O Dr. Carlos Vinicius Buarque de Gusmão é ortopedista, especialista em Joelho, ondas de choque e Tratamentos Minimamente Invasivos (infiltração, denervação, PRP e Bloqueio dos geniculares) e atende em São Paulo, na Vila Mariana e no Morumbi. Se quiser tirar suas dúvidas, clique aqui

Dr. Carlos Vinicius Ortopedista SP

Sobre o Dr. Carlos Vinícius

O Dr. Carlos Vinícius é referência no tratamento por ondas de choque em São Paulo. Formado há mais de 10 anos pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), se especializou em cirurgia do joelho pela Universidade de São Paulo (USP) e finalizou seu doutorado em Ciências da Cirurgia também pela UNICAMP.

Saiba mais

Compartilhe:

Facebook
WhatsApp
Telegram
LinkedIn