lesão do menisco

Qual o pior tipo de lesão do menisco?


Existem 9 tipos de lesão do menisco, e a pior delas é a lesão radial. Esta lesão corta o menisco de cima pra baixo (direção vertical) de forma transversal ao comprimento do menisco (i.e., de forma radial).


Por que essa lesão do menisco é tão ruim


Com isso, o menisco é separado em duas partes, sendo que uma fica grudada na tíbia (osso da perna) e a outra fica solta dentro do joelho. É como se alguém fizesse uma cirurgia para cortar todo o seu menisco.


Você sabia disso?


Antigamente, fazia-se essa cirurgia, que chamamos de meniscectomia total. Mas, com o tempo, percebeu-se que o joelho dos pacientes submetidos a este procedimento destruía rapidamente, resultando na doença chamada artrose.

Por isso, a lesão radial é a pior que existe. Das 9 lesões do menisco, ela equivale a remover todo o menisco. E a consequência disso é a artrose precoce do seu joelho. Só que não para por aí: além da artrose precoce, o joelho fica torto em varo (torto pra fora) se for lesão no menisco medial, ou em valgo (torto pra dentro) se for lesão no menisco lateral.


Como evitar um desastre para o seu joelho7


Desse modo, se você sofrer uma lesão radial no menisco, é importante buscar o tratamento rapidamente com o ortopedista especialista em joelho para evitar que seu joelho deteriore de forma precoce. Cuide-se e previna-se!


O Dr. Carlos Vinicius Buarque de Gusmão é ortopedista, especialista em Joelho, ondas de choque e Tratamentos Minimamente Invasivos (infiltração, denervação, PRP e Bloqueio dos geniculares) e atende em São Paulo, na Vila Mariana e no Morumbi. Se quiser tirar suas dúvidas, clique aqui

Compartilhe:

Facebook
WhatsApp
Telegram
LinkedIn