A coluna é a região campeã de dor na ortopedia. Mais de 80% da população mundial tem ou terá dor na coluna alguma vez na vida. Pode ser na lombar, cervical ou torácica: todos esses locais são segmentos da coluna e causam dor.
A maior causa de dor na coluna são distúrbios biomecânicos que provocam dor miofascial. Outras duas causas extremamente importantes são as discopatias (hérnias de disco) e a artrose facetária.
O problema, quando se fala em coluna, é que as 3 causas podem coexistir o que dificulta o resultado do tratamento. Por isso, antes de mais nada, recomendo que você tenha um ortopedista que te examina bem e que detenha conhecimento suficientemente avançado pra delimitar com maior precisão a causa da sua dor.
Se você já foi diagnosticado com dor miofascial, recomendo também que dê uma olhadinha no artigo que fiz sobre ondas de choque e dor muscular. De todo modo, continue a leitura por aqui pra entender do que se trata a neurotomia ou denervação por radiofrequência.
Conteúdo do Post
TogglePROBLEMAS RELACIONADOS À DOR NA COLUNA
Algumas pessoas têm dor mais localizada no meio da coluna. É aquela dor que chamamos de axial, causada por sobrecarga na articulação. Esse tipo de dor ocorre mais quando você acorda, fica muito tempo sentado ou deitado. Com o passar do dia, conforme você se movimenta, ela vai melhorando.
Outras pessoas sofrem com uma dor que irradia para os braços ou pernas. Esse tipo de dor está mais relacionado à irritação dos nervos que saem da coluna, e ocorre quando os nervos são comprimidos por uma hérnia de disco por exemplo. Essa situação é o contrário da primeira acima: sua dor piora conforme você movimenta e alivia quando você descansa porque os nervos vão sendo irritados pela compressão produzida pelo movimento.
Mas tem também um grupo de pessoas que tem tanta dor que acaba misturando os dois tipos de problema na coluna. Esses casos são aqueles mais complicados que acabam sendo operados sem necessidade pelo desespero provocado pela dor.
DENERVAÇÃO OU NEUROTOMIA
Quando o tratamento inicial para a dor na coluna não funciona (i.e., a fisioterapia, medicamentos, fortalecimento, etc), se não houver lesão neurológica, podemos indicar a denervação (também chamada de neurotomia).
Ela consiste em “destruir” o nervo que provoca a sua dor. Para que eu consiga “destruir” esse nervo que causa dor, utilizo um método chamado de radiofrequência.
Existem várias formas de radiofrequência: contínua, pulsada e refrigerada. Cada uma tem a sua indicação conforme a causa da dor. O procedimento é realizado sob sedação anestésica para que você fique tranquilo durante a denervação. Depois que realizamos a sedação, introduzo agulhas bem fininhas na região doente (lembre-se que você estará sob sedação, então não será um procedimento desagradável pra você) e aplico as ondas de radiofrequência para “destruir o nervo”.
BENEFÍCIOS DA DENERVAÇÃO/NEUROTOMIA
Nos estudos, a eficácia do procedimento supera os 80%, e a melhora da dor se mantém por até 38 meses (~3 anos). Além disso, os pacientes têm a percepção de melhora global na qualidade de vida que supera 90%. Para chegar a esses benefícios tão satisfatórios, é necessária uma boa indicação, que vem de uma boa avaliação feita por ortopedista especializado. Por isso, cuide-se e informe-se. Acha que pode ser útil pra você? Verifique com um ortopedista especialista se você tem indicação para realizar a denervação (também chamada de neurotomia) percutânea.