Se você está acessando esse artigo, significa que sofre de dor crônica nos joelhos. Pois bem, eu gostaria de compartilhar com você a minha satisfação em ser ortopedista numa época em que dispomos de mais recursos para ajudar pacientes como você, que sofrem com alguma dor crônica.
Quando o tratamento inicial da artrose não funciona (i.e., fisioterapia, medicamentos, fortalecimento, etc), a opção seria fazer uma prótese de joelho. Contudo, tratamentos novos e minimamente invasivos têm surgido, e podem evitar a necessidade de realizar uma cirurgia maior como a prótese de joelho.
A neurotomia (também chamada de denervação) é um desses tratamentos novos. Ela consiste em “destruir” o nervo que provoca dor. Para que eu consiga “destruir” esse nervo, utilizo um método chamado de radiofrequência. Existem várias formas de radiofrequência: contínua, pulsada e refrigerada. Cada uma tem a sua indicação conforme a causa e localização da dor.
BENEFÍCIOS DA DENERVAÇÃO/NEUROTOMIA
Nos estudos, a eficácia do procedimento supera 80%, e a melhora da dor se mantém por até 38 meses (mais de 3 anos). Além disso, os pacientes têm a percepção de melhora global na qualidade de vida que ultrapassa 90%.
Para chegar a esses benefícios tão satisfatórios, é necessária uma boa indicação, que vem de uma boa avaliação feita por ortopedista especializado. Por isso, cuide-se e informe-se.
Acha que pode ser útil pra você? Verifique com um ortopedista especialista se você tem indicação para a neurotomia.