ligamento cruzado anterior

O ligamento cruzado anterior é o freio ABS do seu joelho


O sistema ABS melhorou significativamente a eficiência da frenagem do carro em situações emergenciais, pois ele evita que as rodas travem abruptamente quando você aciona o freio com toda sua força pra impedir uma colisão. O travamento brusco das rodas é muito indesejável, pois o carro perde estabilidade e desliza desgovernado.

Imagina isso agora com você, mas não dirigindo um carro. Imagina que você está correndo e precisa parar abruptamente. Se não bastasse ter que desacelerar, você precisa também mudar de direção. Pois bem, se o seu ligamento cruzado anterior (LCA) não existisse, você cairia e, em virtude da força do impacto entre os ossos do joelho (fêmur e tíbia), machucaria o menisco e a cartilagem.

A principal função do LCA é evitar que sua perna deslize para frente, o que chamamos de anteriorização da tíbia. Além disso, ele evita que sua perna faça um movimento exagerado de rotação e deformação em varo (quando o joelho entorta para “fora”).

Não para por aí. O LCA é melhor do que um “simples freio ABS”. O LCA tem outra função muito especial: ele manda um sinal elétrico para o seu sistema nervoso central, que, por sua vez, aciona diversos músculos da coxa, de forma coordenada e harmônica, para ajudar a frenagem do joelho. Assim, é possível que você consiga frear e, ainda, mudar de direção rapidamente, durante uma partida de futebol por exemplo.

Percebeu a importância do LCA para o seu joelho? Por isso, se sofrer alguma lesão, consulte-se com um ortopedista especialista. Cuide-se! Previna-se!

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