ligamento cruzado anterior

O ligamento cruzado anterior é o freio ABS do seu joelho


O sistema ABS melhorou significativamente a eficiência da frenagem do carro em situações emergenciais, pois ele evita que as rodas travem abruptamente quando você aciona o freio com toda sua força pra impedir uma colisão. O travamento brusco das rodas é muito indesejável, pois o carro perde estabilidade e desliza desgovernado.

Imagina isso agora com você, mas não dirigindo um carro. Imagina que você está correndo e precisa parar abruptamente. Se não bastasse ter que desacelerar, você precisa também mudar de direção. Pois bem, se o seu ligamento cruzado anterior (LCA) não existisse, você cairia e, em virtude da força do impacto entre os ossos do joelho (fêmur e tíbia), machucaria o menisco e a cartilagem.

A principal função do LCA é evitar que sua perna deslize para frente, o que chamamos de anteriorização da tíbia. Além disso, ele evita que sua perna faça um movimento exagerado de rotação e deformação em varo (quando o joelho entorta para “fora”).

Não para por aí. O LCA é melhor do que um “simples freio ABS”. O LCA tem outra função muito especial: ele manda um sinal elétrico para o seu sistema nervoso central, que, por sua vez, aciona diversos músculos da coxa, de forma coordenada e harmônica, para ajudar a frenagem do joelho. Assim, é possível que você consiga frear e, ainda, mudar de direção rapidamente, durante uma partida de futebol por exemplo.

Percebeu a importância do LCA para o seu joelho? Por isso, se sofrer alguma lesão, consulte-se com um ortopedista especialista. Cuide-se! Previna-se!

Dr. Carlos Vinicius Ortopedista SP

Sobre o Dr. Carlos Vinícius

O Dr. Carlos Vinícius é referência no tratamento por ondas de choque em São Paulo. Formado há mais de 10 anos pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), se especializou em cirurgia do joelho pela Universidade de São Paulo (USP) e finalizou seu doutorado em Ciências da Cirurgia também pela UNICAMP.

Saiba mais

Compartilhe:

Facebook
WhatsApp
Telegram
LinkedIn