fibromialgia

O que é fibromialgia


Fibromialgia é uma doença caracterizada por dor em diversos locais do corpo decorrente de um distúrbio no funcionamento das células do cérebro. A disfunção dessas células altera a forma como você percebe a dor e o tempo que a dor persiste, de modo que você sente mais dor que o normal por mais tempo que o esperado.

Todavia, não é porque você tem dor em diversos locais do corpo que seu caso é de fibromialgia. Você pode ter, por exemplo, tendinite na patela, bursite no ombro e hérnia de disco lombar, mas isso não significa que tenha fibromialgia. Por outro lado, você pode ter isso tudo e ainda ter também a fibromialgia.

Para ser considerado fibromialgia, avaliamos a quantidade de locais que você tem dor no corpo, a intensidade dessa dor e se há comprometimento no seu bem-estar, como sensação de cansaço durante o dia, dificuldade pra dormir, se você já acorda indisposto, dificuldade de raciocínio e de concentração, dificuldade para memorizar ou se lembrar das coisas, entre outros sintomas.


Pode ter fibromialgia junto com outras doenças?


É muito comum haver associação da fibromialgia com outras doenças ortopédicas, como artrose, tendinite, fasciíte entre outros. Por isso, a avaliação com o ortopedista e o reumatologista é importante para conduzir melhor o seu caso e obter melhora da sua qualidade de vida. Cuide-se e previna-se!


O Dr. Carlos Vinicius Buarque de Gusmão é ortopedista, especialista em Joelho, ondas de choque e Tratamentos Minimamente Invasivos (infiltração, denervação, PRP e Bloqueio dos geniculares) e atende em São Paulo, na Vila Mariana e no Morumbi. Se quiser tirar suas dúvidas, clique aqui

Dr. Carlos Vinicius Ortopedista SP

Sobre o Dr. Carlos Vinícius

O Dr. Carlos Vinícius é referência no tratamento por ondas de choque em São Paulo. Formado há mais de 10 anos pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), se especializou em cirurgia do joelho pela Universidade de São Paulo (USP) e finalizou seu doutorado em Ciências da Cirurgia também pela UNICAMP.

Saiba mais

Compartilhe:

Facebook
WhatsApp
Telegram
LinkedIn