Essa é uma doença comum entre os corredores, ciclistas e triatletas. Na verdade, eles chegam no meu consultório bem preocupados porque precisam manter o ritmo de treino e não conseguem ter o mesmo rendimento por conta da dor.
O problema é que, na maioria das vezes, esses pacientes já fizeram algum tipo de tratamento prévio, porque já estão acostumados a ter dores; então, são bem orientados em como proceder.
Conteúdo do Post
ToggleTRATAMENTO CLÁSSICO PARA O ATRITO DO TRATO ILIOTIBIAL NO JOELHO
Mesmo os pacientes mais orientados e mais “calejados” com problemas ortopédicos podem não ter feito o que vou escrever a seguir. Por isso, faço questão de discorrer um pouco sobre o tratamento clássico:
- Fisioterapia
- Alongamento
- Fortalecimento
- Modificação dos treinos
- Correção do gesto esportivo
Aproximadamente, 80% dos pacientes melhoram com o tratamento clássico.
O duro é que mais de 90% dos pacientes com atrito do trato iliotibial só conseguirá voltar completamente para a sua atividade esportiva após 6 longos meses de tratamento convencional. Alguns (40%) conseguem até voltar antes, com 2 meses; mas a maioria, não.
ONDAS DE CHOQUE PARA TRATAR ATRITO DO TRATO ILIOTIBIAL DO JOELHO
Primeiro, é importante deixar bem claro que as ondas de choque não são aquele “choquinho” feito na fisioterapia. Elas são, na verdade, ondas de ultrassom mais potentes capazes de desinflamar e auxiliar na cicatrização dos tecidos. É o ortopedista que realiza esse tipo de tratamento.
O tratamento é feito no consultório, sem necessidade de levar o paciente ao centro cirúrgico para anestesia geral.
Os estudos mostram que, 1 mês após o tratamento com ondas de choque a dor melhora mais de 50%; e após 2 meses, mais de 65%; ou seja, os resultados sobrevêm mais rápido do que com o tratamento convencional. O Além disso, os resultados são mantidos por pelo menos 6 meses.
É importante ressaltar que após o tratamento com as ondas de choque, o paciente deve diminuir as suas atividades por cerca de 7 dias. Após, pode retomar gradativamente. Além disso, é importante implementar outras medidas, como fortalecimento, alongamento, correção do gesto esportivo, entre outros.
Acha que pode ser útil pra você? Verifique com um ortopedista especialista se você tem indicação para tratar o atrito do trato iliotibial com as ondas de choque.