lesão de cartilagem

Opções de cirurgia para tratar lesão de cartilagem


Existem diversos tipos de lesão de cartilagem: profundas ou superficiais; pequenas, médias ou grandes; e com ou sem destruição do osso subcondral. Para cada uma dessas combinações, existe um grupo de tratamento cirúrgico que pode ser realizado.


Microfraturas e perfurações subcondrais


São furos realizados na cartilagem e no osso para estimular a migração de células tronco capazes de regenerar a cartilagem. Este procedimento pode ser utilizado junto com a membrana de colágeno, e só é feito para lesões pequenas e médias.

Também é possível utilizar cartilagem micronizada (e produtos similares) para auxiliar as microfraturas e perfurações subcondrais. A cartilagem micronizada serve como um “adubo” para auxiliar o crescimento das células da cartilagem, contribuindo para a cicatrização. Esse procedimento pode ser otimizado, acrescentando o plasma rico em plaquetas e células tronco.


Implante de células


Podemos retirar células tronco da medula óssea ou células de cartilagem (condrócitos) para implantar no local da lesão. Uma alternativa é utilizar também cartilagem particulada (fragmentos de cartilagem triturados) e implantar no defeito de cartilagem. Esses procedimentos também podem ser feitos com o auxílio de membranas de colágeno, e servem para tratar defeitos pequenos e médios.


Transplante de cartilagem


Este serve para lesões de qualquer tamanho. O transplante pode ser de cartilagem autólogo (do seu próprio corpo) ou homólogo (proveniente de um doador falecido).

O transplante autólogo só é possível para lesões pequenas e médias, porque não é possível remover muita cartilagem do seu corpo. Já o transplante homólogo pode ser feito para lesões bem grandes, como metade de um joelho por exemplo.


Osteotomias


Além dos procedimentos diretamente relacionados à cartilagem, alguns pacientes precisam ser submetidos à osteotomia para corrigir o alinhamento do joelho, ou seja, a tortuosidade do joelho.

Se a osteotomia não for feita, você vai perder a cirurgia muito rápido, porque as forças mecânicas sobre o joelho estarão em desequilíbrio. Ao corrigir a deformidade do joelho por meio da osteotomia, nós reequilibramos as forças no joelho.

Por isso, pessoas com o joelho torto para fora (joelho varo) ou para dentro (joelho valgo) precisam fazer, além dos procedimentos já descritos, a osteotomia também.

O planejamento da cirurgia depende de muitos detalhes. Por isso, as lesões condrais precisam ser tratadas pelo ortopedista especialista em joelho. Caso você tenha recebido este diagnóstico, não demore para nos procurar. Cuide-se e previna-se!

O Dr. Carlos Vinicius Buarque de Gusmão é ortopedista, especialista em Joelho, ondas de choque e Tratamentos Minimamente Invasivos (infiltração, denervação, PRP e Bloqueio dos geniculares) e atende em São Paulo, na Vila Mariana e no Morumbi. Se quiser tirar suas dúvidas, clique aqui

Compartilhe:

Facebook
WhatsApp
Telegram
LinkedIn