plasma rico em plaquetas

Tratamentos com Plasma Rico em Plaquetas

Vamos conversar sobre o tratamento com plasma rico em plaquetas (PRP)? As plaquetas são a primeira linha de resposta do nosso corpo a traumas e lesões que provocam sangramentos. Como pequenos tijolos, elas ajudam a recuperar o tecido lesionado. 

Além disso, elas contêm mais de 300 proteínas! Cada uma delas desempenha papéis diferentes, desde aliviar a dor a diminuir inchaços e ajudar na cicatrização.

Quando essas plaquetas são misturadas ao plasma sanguíneo do próprio paciente, elas podem ser administradas em diferentes partes do corpo. Assim, elas ajudam na cicatrização e tratamento de diversas lesões e patologias dolorosas. 

Separação entre as hemácias (parte vermelha do sangue) e o plasma com as plaquetas (parte translúcida amarelada)

Tratando tendinite com plasma rico em plaquetas

Os tendões e ligamentos do nosso corpo não são áreas muito vascularizadas.  Por conta dessa baixa quantidade de vasos sanguíneos, o volume de plaquetas que chegam até essas áreas é bastante reduzido. 

Dessa forma, as lesões sofridas em tendões e ligamentos não recebem os benefícios das plaquetas naturalmente. 

Com a aplicação de PRP, a regeneração tecidual natural pode ser acelerada, facilitando a recuperação. 

Aliviando a artrose com o plasma rico em plaquetas

Não é possível reverter a degeneração articular Isso significa que, independente do tratamento, a articulação não volta a ser como era. 

É possível, porém, aliviar os sintomas e controlar o impacto da artrose na qualidade de vida. O tratamento com PRP ajuda a lidar com as dores articulares e a melhorar a mobilidade do paciente.  

Auxiliando a recuperação de rupturas ligamentares com plasma rico em plaquetas

Só é possível tratar algumas rupturas ligamentares por meio de procedimentos cirúrgicos. Esse é o caso, por exemplo, de muitos casos de ruptura do Ligamento Cruzado Anterior, um dos ligamentos mais importantes para o funcionamento do joelho. 

Nesses casos, as injeções de PRP também podem ser muito úteis. Elas podem ser usadas tanto antes quanto depois do procedimento cirúrgico. Quando é usado assim, o plasma rico em plaquetas ajuda na recuperação dos tecidos, melhorando o pós-cirúrgico do paciente. 

Melhorando a recuperação do menisco com plasma rico em plaquetas

Tratar lesões nos meniscos normalmente envolve costurar os rasgos nessas estruturas.

Aqui também as injeções de PRP podem entrar como tratamento associado. Com elas, podemos melhorar a cicatrização do menisco após a cirurgia, melhorando a recuperação pós-cirúrgica.

 

A aplicação de plasma rico em plaquetas pode ser benéfica em vários casos. Consulte um ortopedista especializado em tratamentos pouco invasivos para avaliar quais benefícios esse tratamento pode trazer para o seu problema!

O Dr. Carlos Vinícius Buarque de Gusmão é ortopedista, especialista em Joelho, ondas de choque e Tratamentos Minimamente Invasivos (infiltração, denervação, PRP e Bloqueio dos geniculares) e atende em São Paulo, na Vila Mariana e no Morumbi. Se quiser tirar suas dúvidas, clique aqui!

Dr. Carlos Vinicius Ortopedista SP

Sobre o Dr. Carlos Vinícius

O Dr. Carlos Vinícius é referência no tratamento por ondas de choque em São Paulo. Formado há mais de 10 anos pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), se especializou em cirurgia do joelho pela Universidade de São Paulo (USP) e finalizou seu doutorado em Ciências da Cirurgia também pela UNICAMP.

Saiba mais

Compartilhe:

Facebook
WhatsApp
Telegram
LinkedIn