Se você pratica esportes, provavelmente já ficou de molho por alguns dias por causa de uma tendinite.
Nosso corpo tem dezenas de tendões, só no joelho, são 9 deles constantemente trabalhando quando corremos, saltamos, pulamos ou nadamos. As chances de que um deles inflame por conta do uso são grandes.
O tratamento convencional muitas vezes pode ser demorado e excessivamente invasivo, prejudicando a frequência e a intensidade dos treinos.
Mas a resposta para um tratamento menos invasivo pode estar no nosso sangue: o plasma rico em plaquetas.
Conteúdo do Post
ToggleComo o plasma rico em plaquetas ajuda a tratar a tendinite?
Quando sofremos alguma lesão no nosso corpo, as plaquetas são as primeiras a chegar para ajudar na cicatrização.
Elas são como pequenos “tijolos” que ajudam a reparar as lesões até que a regeneração celular faça seu trabalho, acelerando o processo de recuperação.
Como tendões e ligamentos não são áreas muito vascularizadas, o fluxo de plaquetas que eles recebem no caso de lesões e inflamações é menor.
Por isso, aplicações de plasma rico em plaquetas retirado do sangue da própria pessoa ajudam a acelerar o processo natural de regeneração tecidual.
Como é o tratamento com o plasma rico em plaquetas?
O PRP é aplicado paulatinamente em injeções no local da tendinite ou de outra lesão em tratamento. Todo o procedimento é feito no próprio consultório do médico.
Em alguns casos, utiliza-se o ultrassom para garantir que a aplicação seja feita exatamente sobre o ponto afetado.
No geral, cada sessão não leva mais que 1 hora, mas isso vai depender muito de onde está sua tendinite e qual a severidade do caso.
Quer saber se o tratamento com plasma rico em plaquetas é adequado para te ajudar a voltar aos treinos e tratar sua tendinite? Procure um ortopedista com experiência no tratamento para avaliar as especificidades do seu problema e recomendar a melhor solução de tratamento.
O Dr. Carlos Vinicius Buarque de Gusmão é ortopedista, especialista em Joelho, ondas de choque e Tratamentos Minimamente Invasivos (infiltração, denervação, PRP e Bloqueio dos geniculares) e atende em São Paulo, na Vila Mariana e no Morumbi. Se quiser tirar suas dúvidas, clique aqui