artroplastia do joelho navegada

Quais as diferenças entre artroplastia do joelho navegada e o método convencional?


Uma cirurgia muito comum na rotina dos ortopedistas especialistas em joelho, a artroplastia do joelho é um procedimento caracterizado pela substituição da articulação doente do joelho por uma prótese. A artroplastia do joelho geralmente é realizada para tratar a artrose, uma doença degenerativa e crônica que prejudica e desestabiliza o joelho do paciente, causando dor, dificuldade de locomoção e perda da qualidade de vida. 


Artroplastia do joelho: navegada ou convencional? 



Assim como a medicina, a cirurgia de artroplastia também está se modernizando e agora existem basicamente 2 modos: artroplastia de joelho navegada e o modo convencional. Ambas apresentam resultados satisfatórios, mas em casos específicos existe um método que se sobressai, por exemplo. Como cada caso é único, não existe uma cirurgia que seja pior ou melhor. Entenda mais sobre essas cirurgias:


Afinal, o que é artroplastia de joelho navegada?


Como dito anteriormente, a cirurgia de artroplastia de joelho consiste na substituição da articulação do joelho por uma prótese, diminuindo assim os sintomas de dor e melhorando a capacidade de locomoção do paciente. Em ambos os métodos de cirurgia, navegada ou não, a substituição da articulação será feita, mas a forma como ela é realizada que diferencia uma da outra.

No método navegado, a cirurgia é feita sob auxílio de um computador. A navegação é um sistema que capta as informações anatômicas do paciente e dos instrumentos cirúrgicos, transmitindo-as para o computador, que as processa por meio de um software. Este software, por sua vez, devolve ao cirurgião ortopedista informações, em tempo real, que o auxiliarão a realizar o procedimento com maior precisão. Cirurgias que antigamente constituíam verdadeiros desafios ao ortopedista pela gravidade da deformidade no joelho do paciente, são hoje, graças à prótese navegada, possíveis de serem realizadas com melhor precisão e melhores resultados.

E a cirurgia convencional, do que se trata?


O método convencional é realizado sem o auxílio de computadores na cirurgia. Nesse caso, o ortopedista utiliza guias específicos (como se fossem réguas ou moldes) e, visualmente, realiza os passos da cirurgia, lançando mão, claro, da sua expertise e habilidade cirúrgica. 

No método convencional, a precisão é muito importante também, mas sua obtenção não é igual ao método navegado, já que o computador não fará os cálculos de incisões e posicionamento das ferramentas. Apesar disso, os resultados de ambas as cirurgias têm se mostrado semelhantes. Trata-se apenas de um método mais analógico e sem ajuda do computador.


Qual cirurgia devo escolher?


Cada caso é único, já que depende de vários fatores como o diagnóstico do paciente, sua saúde, estado da articulação e nível da gravidade da doença. Sendo assim, cabe ao especialista decidir de acordo com as informações existentes qual cirurgia escolher e assim fazer a substituição da articulação da melhor forma.


Conte com Dr. Carlos Vinícius


Está com problemas no joelho e precisa de um diagnóstico certo para tirar sua dor? Fale com o Dr. Carlos Vinícius. Com mais de 10 anos de atuação, o Dr Carlos Vinícius possui experiência comprovada e se mantém sempre atualizado para oferecer o que há de melhor aos pacientes, sempre baseado na literatura médica especializada. Entre em contato!

Compartilhe:

Facebook
WhatsApp
Telegram
LinkedIn