Pra que você entenda melhor a resposta, vou te contar como é feita parte da cirurgia do ligamento cruzado anterior (LCA).
Para reconstruir o LCA, utiliza-se um enxerto. Na maioria das vezes, o enxerto é um tendão do seu próprio corpo, retirado do mesmo joelho que sofreu a lesão. Pode ser o tendão da patela, do quadríceps ou dos isquiotibiais mediais (grácil e semitendíneo).
Quando retiramos o enxerto do seu joelho, o enxerto morre porque perde os vasos que levam nutrientes pra ele. Após a morte de suas células, o tendão passa por um processo chamado “ligamentização”, que é a sua transformação em algo semelhante a um ligamento.
Esse processo leva muitos meses. Antigamente, os pacientes retornavam ao esporte com 6 meses, mas foi observado que o enxerto continuava muito frágil ainda, o que aumenta muito o risco de romper de novo.
Atualmente, já se sabe que o tempo mínimo são 9 meses, mas alguns pesquisadores defendem 12 meses. Esse tempo varia muito conforme a biologia do paciente e a qualidade da reabilitação. Um paciente que demora pra iniciar a fisioterapia e faz muito poucas sessões jamais terá o mesmo resultado que um paciente que fez tudo certo.
Claro que, mesmo fazendo tudo certo, é possível romper novamente o enxerto. De qualquer modo, fazer tudo certo minimiza o risco. É isso que devemos compreender.
Antes de operar, tire suas dúvidas com o seu ortopedista especialista. Cuide-se! Previna-se!