menisco

Saiba qual o prazo máximo para tratar o menisco


Você tem lesão do menisco e quer esperar pra tratar? Não espere. Trate o quanto antes pois o prazo é curto. Não é tão curto quanto o de uma fratura, mas também não é algo que se pode esperar como a artrose.

Por falar em artrose, essa é justamente a consequência de se procrastinar. Os meniscos são muito importantes para o joelho; então, quando lesam, as consequências são imediatas. Já no momento da lesão, são produzidas substâncias inflamatórias que destroem as células da cartilagem. 

Além disso, como o menisco deixa de amortecer o peso do seu corpo, aumenta a pressão na tíbia (osso da perna), que fica inchada, o que chamamos de edema ósseo. Como resultado, você sente dor, perde mobilidade e pode ter derrame (acúmulo de líquido) no joelho.


Primeiras semanas


Nas primeiras semanas, essas agressões ainda são reversíveis caso seja iniciado o tratamento correto. Porém, após três meses, começam a surgir lesões irreparáveis que podem necessitar de mais procedimentos como um transplante de cartilagem ou de menisco e osteotomias.

Destarte, não adie seu tratamento por mais de três meses. Dentro desse prazo, o reparo (sutura) do menisco é mais factível e apresenta melhor resultado pra você a longo prazo. Após, a chance de sucesso diminui progressivamente e novas terapias deverão ser implementadas.


Infiltração


A viscossuplementação, o plasma rico em plaquetas e outras opções também podem auxiliar na recuperação do seu joelho. Consulte-se com o ortopedista especialista para iniciar o seu tratamento o quanto antes. Cuide-se e previna-se!

O Dr. Carlos Vinicius Buarque de Gusmão é ortopedista, especialista em Joelho, ondas de choque e Tratamentos Minimamente Invasivos (infiltração, denervação, PRP e Bloqueio dos geniculares) e atende em São Paulo, na Vila Mariana e no Morumbi. Se quiser tirar suas dúvidas, clique aqui.

Dr. Carlos Vinícius Buarque de Gusmão 

Ortopedista Especialista em Joelho

CRM: 140.189 TEOT: 13.130 RQE: 58671

Compartilhe:

Facebook
WhatsApp
Telegram
LinkedIn