ligamento cruzado anterior

O ligamento cruzado anterior de crianças é mais forte do que em adultos


Talvez este seja o motivo por que as crianças lesam menos o ligamento cruzado anterior (LCA) do que adultos, mas pode ser meramente por uma questão epidemiológica; i.e., os adultos estão mais expostos a esportes que provocam a lesão do LCA do que crianças.

De qualquer modo, é notória a diferença entre o esqueleto das crianças e dos adultos. Os adolescentes são um público a parte, porque podem ser mais crianças do que adultos e vice-versa. Isso variará conforme o desenvolvimento puberal do adolescente.

O LCA da criança é cerca de 25% mais resistente e 30% mais elástico do que o LCA adulto. Se for comparado com um idoso, é ainda mais. Essa propriedade biomecânica do ligamento acaba o protegendo de ruptura, mas deixa os ossos do joelho mais vulneráveis às fraturas por avulsão.

Nas crianças é bem mais frequente a fratura-avulsão da espinha tibial, que é uma região na epífise da tíbia (osso da perna) que é quase pontiaguda, por isso é chamada de espinha. O LCA está firmemente conectado nessa espinha; então, quando a criança faz um movimento que traciona o ligamento com força, ela puxa também a espinha tibial, que muitas vezes não aguenta e fratura.

Isso também pode acontecer no fêmur. É extremamente raro e parece que houve um descascamento do fêmur de tão pequeno e fino que é o fragmento; diferente da fratura-avulsão da tíbia, cujo fragmento é maior.

No adulto, as fraturas por avulsão podem acontecer também, mas são bem menos comuns. O mais comum é o arrancamento da espinha tibial junto com fraturas do planalto tibial, que é uma fratura dentro da articulação do joelho que envolve a tíbia. De qualquer modo, se acontecer em adulto ou em crianças, o LCA pode ficar alongado e deixar de funcionar adequadamente. Nesses casos, pode ser necessário tratar o ligamento futuramente.

Se você sofrer alguma lesão no joelho, não deixe de se consultar com um ortopedista especialista. Cuide-se! Previna-se!

O Dr. Carlos Vinicius Buarque de Gusmão é ortopedista, especialista em Joelho, ondas de choque e Tratamentos Minimamente Invasivos (infiltração, denervação, PRP e Bloqueio dos geniculares) e atende em São Paulo, na Vila Mariana e no Morumbi. Se quiser tirar suas dúvidas, clique aqui.

Dr. Carlos Vinícius Buarque de Gusmão 

Ortopedista Especialista em Joelho

CRM: 140.189 TEOT: 13.130 RQE: 58671

Compartilhe:

Facebook
WhatsApp
Telegram
LinkedIn