menisco

Saiba qual o prazo máximo para tratar o menisco


Você tem lesão do menisco e quer esperar pra tratar? Não espere. Trate o quanto antes pois o prazo é curto. Não é tão curto quanto o de uma fratura, mas também não é algo que se pode esperar como a artrose.

Por falar em artrose, essa é justamente a consequência de se procrastinar. Os meniscos são muito importantes para o joelho; então, quando lesam, as consequências são imediatas. Já no momento da lesão, são produzidas substâncias inflamatórias que destroem as células da cartilagem. 

Além disso, como o menisco deixa de amortecer o peso do seu corpo, aumenta a pressão na tíbia (osso da perna), que fica inchada, o que chamamos de edema ósseo. Como resultado, você sente dor, perde mobilidade e pode ter derrame (acúmulo de líquido) no joelho.


Primeiras semanas


Nas primeiras semanas, essas agressões ainda são reversíveis caso seja iniciado o tratamento correto. Porém, após três meses, começam a surgir lesões irreparáveis que podem necessitar de mais procedimentos como um transplante de cartilagem ou de menisco e osteotomias.

Destarte, não adie seu tratamento por mais de três meses. Dentro desse prazo, o reparo (sutura) do menisco é mais factível e apresenta melhor resultado pra você a longo prazo. Após, a chance de sucesso diminui progressivamente e novas terapias deverão ser implementadas.


Infiltração


A viscossuplementação, o plasma rico em plaquetas e outras opções também podem auxiliar na recuperação do seu joelho. Consulte-se com o ortopedista especialista para iniciar o seu tratamento o quanto antes. Cuide-se e previna-se!

O Dr. Carlos Vinicius Buarque de Gusmão é ortopedista, especialista em Joelho, ondas de choque e Tratamentos Minimamente Invasivos (infiltração, denervação, PRP e Bloqueio dos geniculares) e atende em São Paulo, na Vila Mariana e no Morumbi. Se quiser tirar suas dúvidas, clique aqui.

Dr. Carlos Vinícius Buarque de Gusmão 

Ortopedista Especialista em Joelho

CRM: 140.189 TEOT: 13.130 RQE: 58671

Dr. Carlos Vinicius Ortopedista SP

Sobre o Dr. Carlos Vinícius

O Dr. Carlos Vinícius é referência no tratamento por ondas de choque em São Paulo. Formado há mais de 10 anos pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), se especializou em cirurgia do joelho pela Universidade de São Paulo (USP) e finalizou seu doutorado em Ciências da Cirurgia também pela UNICAMP.

Saiba mais

Compartilhe:

Facebook
WhatsApp
Telegram
LinkedIn