São raras as cirurgias ortopédicas em que você é operado e no dia seguinte à cirurgia retorna às atividades habituais normalmente. Além da cirurgia para implantar uma prótese de joelho (artroplastia) ser de grande porte, o paciente que necessita de uma prótese é, na maioria das vezes, idoso, e já está debilitado por conta da própria doença, que é a artrose.
O paciente com artrose tem menos força muscular, menos coordenação motora e menor mobilidade. Após a cirurgia, você terá que recuperar tudo isso. Então, não podemos esperar uma recuperação imediata.
Todavia, isso não significa que você sairá da cirurgia sem poder se mexer ou andar. Pelo contrário! Salvo casos bem específicos, é imprescindível começar a se movimentar e andar já nos primeiros dias após a cirurgia.
É importante notar que, quando se fala em tempo de recuperação total, considera-se o prazo esperado para você obter o máximo de resultado com a cirurgia. Mas, você já poderá se sentir melhor muito antes desse período, dependendo de como era seu estado previamente ao procedimento.
Normalmente, o que observo na minha prática é uma melhora significativa após 6 meses de cirurgia. Mas o tempo de recuperação total compreende um período entre 6 a 12 meses após a cirurgia.
Nos estudos científicos, o tempo de “maturação da prótese” é em torno de 1 ano, pois o seu osso precisa se integrar à prótese, a musculatura precisa se adaptar à nova mecânica do joelho e os neurônios precisam estar treinados para transmitir os estímulos do joelho para o sistema nervoso central e vice-versa.
Em outras palavras, é como se a prótese começasse a fazer parte do seu corpo após esse período de 1 ano. E pra te ajudar nesse processo, conte sempre com seu ortopedista especialista. Não deixe de fazer um bom acompanhamento. Cuide-se e previna-se!