cirurgia de joelho

Como é o pós-operatório da cirurgia de joelho?

Fazer uma cirurgia de joelho de grande porte como a prótese total de joelho traz diversos benefícios para 9 em cada 10 pacientes, que relatam a diminuição sensível das dores e a recuperação dos movimentos essenciais. Porém, para que os benefícios da cirurgia apareçam e que os riscos sejam mitigados, é necessário que o paciente siga as recomendações do seu médico, assim como cuide de sua saúde de forma geral. Sendo assim, é essencial saber o que fazer em uma fase cheia de descobertas e cuidados como o pós-operatório.


Recuperação da prótese total de joelho: saiba o que fazer


Antes de fazer a cirurgia, é muito importante que o paciente escolha um cirurgião de confiança a quem possa perguntar e se informar sobre tudo que precisa saber antes e depois do procedimento. Inclusive, é importante que você saiba o que esperar da cirurgia, da prótese, do tempo de recuperação e até mesmo dos riscos que possam vir a acontecer, mesmo que ínfimos, graças às novas formas de operar. Confira informações úteis sobre o pós-operatório da cirurgia de joelho:


O que fazer nos primeiros dias após o procedimento?


Uma das maiores preocupações dos pacientes é o chamado pós operatório mais recente, ou seja, aquele que compreende os primeiros 30 dias após a cirurgia. Não é necessário ter medo! Trata-se de um procedimento seguro, realizado por equipe treinada e especializada. A cada dia, você avançará um passo na sua recuperação. 

Para o controle fino da dor, nas primeiras horas após a cirurgia até o dia da alta, você receberá medicamentos endovenosos (pela veia). Na alta, seu médico também prescreverá analgésicos e anti-inflamatórios para que você passe os dias subsequentes de maneira mais confortável, com bom controle da dor.

Além disso, por 10 a 30 dias, você terá que tomar medicamentos para profilaxia de trombose venosa profunda e tromboembolia pulmonar. É importante seguir a receita médica e tirar as dúvidas com seu ortopedista.


Fisioterapia é essencial para uma recuperação completa e rápida


A realização de fisioterapia é fundamental para a reabilitação. Já no primeiro dia após a cirurgia ela deve ser iniciada. Ela permitirá que você possa sentar (realizar a sedestação), caminhar e movimentar seu joelho com segurança.

Com o auxílio do fisioterapeuta, você poderá caminhar pelo quarto do hospital, podendo apoiar o peso do corpo no membro operado conforme tolerado e com uso de um andador. Em alguns casos, porém, é necessário restringir o apoio de peso por um período, que será determinado pelo seu médico.

Nessa fase também, é muito importante você se esforçar, com o auxílio do fisioterapeuta, a ganhar o máximo possível de extensão do joelho. Para facilitar isso, evite colocar objetos, como travesseiros, debaixo do seu joelho; pois, dessa forma, ele ficará rígido em flexão (dobrado) e você terá dificuldade de estendê-lo.

Na alta, ensinamos alguns exercícios que podem ser feitos em casa para complementar o tratamento. Mas não deixe de comparecer às sessões de fisioterapia com o profissional de sua preferência. Os progressos são diários, tendo em mente que seu ortopedista, em conjunto com seu fisioterapeuta, direcionarão seus ganhos conforme o seu caso.

Cuidados com o curativo


O cuidado com o curativo é extremamente importante para evitar complicações com a ferida operatória, bem como infecção da cirurgia. Deve-se separar sempre um momento do dia para a realização do curativo, que deve ser realizado de forma asséptica; ou seja, limpa, observando-se as recomendações do seu médico.

O curativo não pode ser molhado; portanto, cubra-o durante o banho. Além disso, a ferida cirúrgica deve ficar fechada o dia todo, ou seja, você só deve retirar o curativo na hora de limpar a ferida (i.e., de fazer o curativo). Aquele ditado de que “a ferida precisa respirar” é mito e não deve ser seguido. Deixe a ferida coberta 24 horas por dia.


Conheça Dr. Carlos Vinícius Buarque de Gusmão

O ortopedista especialista em joelho Dr. Carlos Vinícius Buarque de Gusmão possui mais de 10 anos de experiência, e completo preparo para realizar tratamentos de joelho, inclusive a cirurgia de prótese total de joelho. Marque sua consulta!

Compartilhe:

Facebook
WhatsApp
Telegram
LinkedIn