tratamento de lesão de cartilagem

Tratamento de lesão de cartilagem: conheça a membrana de colágeno

A cartilagem é um tecido que reveste o osso das articulações (ex.: joelho, quadril, tornozelo). Lesões muito profundas da cartilagem deixam o osso exposto e isso provoca muita dor, especialmente se a área da lesão for maior que 2cm2.

Lesões desse tamanho na cartilagem precisam ser tratadas com cirurgia, mas elas são um pouco grandes para fazer um transplante autólogo, que é aquele transplante que retiramos cartilagem do seu próprio corpo para colocar na região doente.

Nessas situações, em que a lesão é maior que 2cm2, é preferível utilizar transplante homólogo, que é aquele transplante que utilizamos cartilagem de um doador de órgãos que faleceu. Contudo, nem sempre temos a disponibilidade de fazer um transplante homólogo.

Para solucionar o problema, especialmente em lesões da cartilagem da patela (também chamada de rótula) pode-se utilizar a membrana de colágeno, que é como uma “folha de papel” que serve para revestir o defeito da cartilagem. Além disso, a membrana de colágeno serve para “segurar” as células na região do defeito, auxiliando na cicatrização da cartilagem.

Por conta dessa última propriedade, podemos utilizar a membrana de colágeno para realizar procedimentos adicionais com o objetivo de melhorar a cicatrização da cartilagem. Alguns exemplos são o implante de condrócitos (células da cartilagem), injeção de células tronco e implante de cartilagem particulada. 

Todos esses exemplos de procedimentos envolvem o implante de células no defeito de cartilagem que serão seguradas pela membrana de colágeno, ajudando a cicatrização.

É importante frisar que existem diversos tipos de lesão de cartilagem e pra cada tipo existe uma indicação de cirurgia. Verifique com o ortopedista especialista em joelho qual opção melhor se adequa para seu caso. Cuide-se e previna-se!O Dr. Carlos Vinicius Buarque de Gusmão é ortopedista, especialista em Joelho, ondas de choque e Tratamentos Minimamente Invasivos (infiltração, denervação, PRP e Bloqueio dos geniculares) e atende em São Paulo, na Vila Mariana e no Morumbi. Se quiser tirar suas dúvidas, clique aqui

Compartilhe:

Facebook
WhatsApp
Telegram
LinkedIn