dor de joelho

Dor no joelho da criança pode ser osteocondrite dissecante


Se o seu filho tem dor no joelho, pode ser osteocondrite dissecante. Essa doença é mais comum nas crianças, especialmente em adolescentes, e acomete principalmente o fêmur, que é o osso do joelho. Mas ela pode ocorrer na patela e na tíbia também, e em ossos que não fazem parte do joelho, como no tornozelo.

A osteocondrite dissecante chama muito atenção dos pais porque a criança, que fazia suas atividades normalmente, começa a ter dificuldade para andar mesmo sem ter sofrido nenhuma pancada mais forte.

Várias doenças provocam dificuldade pra andar na criança como Legg-Calvé-Perthes, epifisiolistese, artrite séptica (pioartrite), entre outras. O que difere essas doenças da osteocondrite dissecante é que nesta o seu filho sente dor no joelho, não tem febre e consegue dobrar e esticar o joelho (embora com um pouco de dor).

E não é qualquer dor no joelho: é num ponto mais localizado do joelho, que é justamente onde ocorreu a lesão da cartilagem. Por esse motivo, é comum o seu filho andar com o pé girado pra fora (em rotação externa), na tentativa de aliviar a dor.

A osteocondrite dissecante é uma lesão da cartilagem do joelho. Por isso, é importante consultar-se com o ortopedista especialista em joelho o quanto antes para ser iniciado o tratamento de forma precoce e evitar sequelas futuras para o joelho do seu filho. Cuide de quem você ama.O Dr. Carlos Vinicius Buarque de Gusmão é ortopedista, especialista em Joelho, ondas de choque e Tratamentos Minimamente Invasivos (infiltração, denervação, PRP e Bloqueio dos geniculares) e atende em São Paulo, na Vila Mariana e no Morumbi. Se quiser tirar suas dúvidas, clique aqui

Compartilhe:

Facebook
WhatsApp
Telegram
LinkedIn