Para cada tipo de lesão do menisco existe um tipo de tratamento. Por isso, confira neste artigo os tipos de lesão que o menisco pode sofrer.
Conteúdo do Post
ToggleLesão horizontal ou degenerativa
É a lesão mais comum e é encontrada frequentemente nas pessoas que têm artrose do joelho. Representa o desgaste do menisco. Nessa situação, o menisco vai envelhecendo e forma a lesão horizontal.
Lesão oblíqua
Essa lesão é como se você cortasse o menisco de forma diagonal. Ela ocorre especialmente na parte de trás do menisco, chamada de corno posterior. É uma das lesões mais comuns e incomoda bastante quando você agacha ou dobra o joelho.
Lesão longitudinal
O traço dessa lesão corta o meio do menisco (chamado de corpo) de cima pra baixo, verticalmente. Com isso, forma-se um flap de menisco, ou seja, um pedaço dele fica solto. Ela produz incômodo durante os movimentos do joelho porque ela é tracionada pelo fêmur (osso da coxa).
Lesão em alça de balde
Quando a lesão longitudinal é muito grande, parte do menisco fica solto dentro do joelho e fica presa no meio do joelho, numa região chamada de intercôndilo. Essa lesão é tão grande que parece a alça de um balde. Por isso, recebe este nome.
Além disso, como o menisco fica preso no meio do joelho, o seu joelho pode travar e você tem dificuldade ou impossibilidade de dobrar e esticar o joelho.
Lesão radial
Essa lesão também tem um traço vertical (de cima para baixo), mas a diferença é que ela consegue dividir o menisco ao meio. Por isso, essa lesão é muito grave. Ela pode fazer o menisco sair do joelho, que é o que chamamos de extrusão.
Lesão complexa
Chamamos de lesão complexa quando o corte da lesão se dá em várias direções (horizontal, longitudinal, radial). É como se a parte lesada do menisco fosse triturada.
Lesão em rampa
Esse tipo de lesão ocorre especialmente quando há lesão do ligamento cruzado anterior. A lesão em rampa ocorre na parte de trás do menisco, onde ele se gruda com a cápsula do joelho. Por isso, essa lesão é do tipo meniscocapsular.
Outra variante da lesão em rampa, ocorre quando o menisco se desprende de seus ligamentos (também na parte de trás do joelho) coronários, que unem o menisco à tíbia. Essa lesão é do tipo meniscotibial.
Lesão da raiz
O menisco possui duas raízes, a da frente (raiz anterior) e a de trás (raiz posterior). A raiz é a ponta (extremidade) do menisco que se fixa na tíbia (osso da perna). Quando ocorre lesão na raiz, o menisco também fica solto no joelho e pode ocorrer o que chamamos de extrusão.
Extrusão
A extrusão, como já falado anteriormente, é quando o menisco se desprende do joelho e “sai pra fora” do joelho. Na verdade, o menisco não sai por inteiro; sai somente uma parte (no mínimo 3 milímetros, mas não mais que 9mm).
Várias situações podem causar a extrusão, como degeneração meniscal, lesão de raiz, lesão radial, entre outras.
O tipo de lesão que você sofreu é somente 1 dos diversos fatores (ex.: idade, comorbidades, alinhamento do joelho, etc.) que avaliamos na hora de decidir qual o melhor tratamento pra você.
Você não precisa ficar quebrando a cabeça pra descobrir que tipo de tratamento é melhor. Conte com o ortopedista especialista em joelho. Cuide-se e previna-se!O Dr. Carlos Vinicius Buarque de Gusmão é ortopedista, especialista em Joelho, ondas de choque e Tratamentos Minimamente Invasivos (infiltração, denervação, PRP e Bloqueio dos geniculares) e atende em São Paulo, na Vila Mariana e no Morumbi. Se quiser tirar suas dúvidas, clique aqui