cisto-de-baker

Cisto de Baker: causas, sintomas e tratamento

O cisto de Baker, também conhecido como cisto poplíteo, é uma protuberância na região da panturrilha que pode causar desconforto e dor. Neste artigo, vamos abordar as causas, sintomas e tratamento do cisto de Baker, incluindo a aspiração e a cirurgia.

Causas do cisto de Baker


O cisto de Baker é uma protuberância que se forma na parte de trás do joelho. Ele é preenchido com líquido sinovial, que é produzido pelas articulações do joelho. O líquido sinovial pode vazar para fora da articulação do joelho e acumular-se no tecido mole atrás do joelho, formando um cisto.

As causas mais comuns do cisto de Baker incluem:

  • Lesões no joelho: o cisto de Baker pode se desenvolver como uma resposta a lesões na articulação do joelho.

  • Artrite: pessoas com artrite do joelho são mais propensas a desenvolver cistos de Baker.

  • Problemas de circulação: problemas de circulação podem aumentar o risco de desenvolver um cisto de Baker.

Sintomas do cisto de Baker


O cisto de Baker pode não causar nenhum sintoma ou apenas um desconforto na parte de trás do joelho. Os sintomas mais comuns do cisto de Baker incluem:

  • Sensação de pressão ou dor atrás do joelho

  • Inchaço na parte de trás do joelho

  • Dificuldade para dobrar o joelho completamente

  • Alguns pacientes podem sentir dor na panturrilha devido à compressão das estruturas que ficam na região, como músculos, nervos e artérias.

Tratamento do cisto de Baker


A maioria dos cistos de Baker desaparece sozinha com o tempo e não requer tratamento. No entanto, se o cisto de Baker causar dor ou desconforto significativo, o médico pode recomendar um dos seguintes tratamentos:

  • Aspiração: a aspiração é um procedimento que envolve a inserção de uma agulha no cisto para drenar o líquido sinovial. Em alguns casos, o médico também pode injetar um remédio para diminuir a inflamação. A aspiração é uma opção de tratamento minimamente invasiva e pode aliviar a dor do cisto de Baker em alguns pacientes.

  • Cirurgia: em casos raros, pode ser necessário remover cirurgicamente o cisto de Baker. A cirurgia é geralmente realizada quando o cisto é grande, causa dor significativa, impede a mobilidade do joelho ou comprime nervos e vasos da região.

É importante lembrar que, em alguns casos, o cisto de Baker pode se romper, liberando o líquido sinovial na panturrilha. Isso pode causar dor significativa e inchaço, podendo até ser confundido com uma trombose venosa profunda. Se você sentir dor intensa e inchaço na panturrilha, é importante buscar atendimento médico imediatamente.

Você tem cisto de Baker?

Faça uma avaliação com o Dr. Carlos Vinícius!

Dr. Carlos Vinicius Ortopedista SP

Sobre o Dr. Carlos Vinícius

O Dr. Carlos Vinícius é referência no tratamento por ondas de choque em São Paulo. Formado há mais de 10 anos pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), se especializou em cirurgia do joelho pela Universidade de São Paulo (USP) e finalizou seu doutorado em Ciências da Cirurgia também pela UNICAMP.

Saiba mais

Compartilhe:

Facebook
WhatsApp
Telegram
LinkedIn