Prótese total de joelho

O que é prótese total de joelho?


O joelho é uma das articulações mais importantes do corpo humano, e permite que você possa andar, correr e fazer uma infinidade de tarefas. Porém, ele pode ser acometido por algumas doenças, sendo a artrose uma das mais limitantes. 

Dor intensa, rigidez, impossibilidade de se movimentar como antes e inchaço no joelho são sintomas indicativos de artrose, ou seja, de desgaste do joelho.

Nos casos em que o paciente fica muito limitado e não melhora com o tratamento não cirúrgico, também chamado de tratamento conservador, pode ser necessária uma cirurgia para colocar a prótese total de joelho.


Prótese total de joelho: entenda mais sobre essa cirurgia


A prótese é um dispositivo que implantamos no joelho doente de pessoas com artrose. Na maioria das vezes, a prótese é feita de uma liga metálica composta por cromo e cobalto. Esses metais são biocompatíveis, ou seja, têm baixo risco de serem rejeitados por nosso corpo. Por isso, podem ser implantados com segurança. O procedimento utilizado pelo ortopedista para colocar a prótese no joelho do paciente se chama artroplastia total de joelho.

Afinal, o que é artroplastia total de joelho?


Essa é uma cirurgia de grande porte, caracterizada pela substituição da parte doente do joelho por um material novo, a prótese. Quando todo o joelho está acometido pela artrose, fazemos a artroplastia total. Quando só uma parte pequena do joelho está doente, podemos fazer a artroplastia parcial, também chamada de unicompartimental.


Para quem é indicado fazer essa cirurgia?


Pacientes com grau avançado de artrose, que apresentam grandes limitações de movimentos, dor intensa e que não obtiveram resultados satisfatórios com o tratamento não cirúrgico (ex.: medicamentos, fisioterapia, viscossuplementação, plasma rico em plaquetas, ondas de choque, denervação dos geniculares). 

Somado a isso, existem pacientes com artrose tão grave que já recebem direto a indicação de fazer a artroplastia do joelho. Tais pacientes são aqueles com instabilidade ligamentar severa (ausência de função dos ligamentos), deformidade óssea importante (varo ou valgo superior a 20 graus), ou perda óssea significativa.


Sou muito novo ou muito idoso pra fazer a prótese. Está certo isso?


Não existe idade máxima para ser submetido à cirurgia. O que avaliamos, no caso do paciente idoso, são suas condições clínicas, ou seja, se ele suporta o procedimento. 

Já operei pacientes com mais de 90 anos com excelente resultado, sem complicações. A mortalidade pós-operatória atualmente é baixa e a tecnologia se desenvolve diariamente para tornar a cirurgia ainda mais segura. Por isso, antes de temer a cirurgia, busque orientação adequada com um ortopedista capacitado.

Quanto ao paciente mais jovem, ou seja, com menos de 60 anos, preferimos adiar o máximo possível o procedimento, pensando na durabilidade da prótese. Após 10 anos do procedimento, diminui progressivamente a quantidade de pessoas cuja prótese permanece funcionando adequadamente. Como o jovem tem mais anos para serem vividos do que o idoso, a chance do jovem necessitar de múltiplas substituições da prótese é maior.

De todo modo, o que levamos mais em consideração é a qualidade de vida do paciente. Se a artrose estiver deteriorando demasiadamente a qualidade de vida, optamos pela cirurgia. Caso contrário, mantemos o tratamento não cirúrgico.


Quanto tempo dura uma prótese?


Assim como o seu joelho desgastou, a prótese também desgasta com o tempo. Os estudos demonstram que a prótese permanece bem por 10 anos em 95% das pessoas. Após 20 anos, a taxa cai pra 90%, mas ainda é uma quantidade significativa de pessoas que continuam com a prótese em boas condições.

Um dos itens fundamentais para a durabilidade da prótese é o respeito às instruções pós-operatórias. Você pode conferir o texto que preparei no meu blog sobre os cuidados pós-operatórios.


Conte com Dr. Carlos Vinícius Buarque de Gusmão


O ortopedista especialista em joelho Dr. Carlos Vinícius Buarque de Gusmão possui mais de 10 anos de experiência e completo preparo para realizar tratamentos de joelho, inclusive a cirurgia de prótese total de joelho. Marque sua consulta e conheça o melhor tratamento para sua situação.

Compartilhe:

Facebook
WhatsApp
Telegram
LinkedIn