tratamento de lesão de cartilagem

Tratamento de lesão de cartilagem: conheça a membrana de colágeno

A cartilagem é um tecido que reveste o osso das articulações (ex.: joelho, quadril, tornozelo). Lesões muito profundas da cartilagem deixam o osso exposto e isso provoca muita dor, especialmente se a área da lesão for maior que 2cm2.

Lesões desse tamanho na cartilagem precisam ser tratadas com cirurgia, mas elas são um pouco grandes para fazer um transplante autólogo, que é aquele transplante que retiramos cartilagem do seu próprio corpo para colocar na região doente.

Nessas situações, em que a lesão é maior que 2cm2, é preferível utilizar transplante homólogo, que é aquele transplante que utilizamos cartilagem de um doador de órgãos que faleceu. Contudo, nem sempre temos a disponibilidade de fazer um transplante homólogo.

Para solucionar o problema, especialmente em lesões da cartilagem da patela (também chamada de rótula) pode-se utilizar a membrana de colágeno, que é como uma “folha de papel” que serve para revestir o defeito da cartilagem. Além disso, a membrana de colágeno serve para “segurar” as células na região do defeito, auxiliando na cicatrização da cartilagem.

Por conta dessa última propriedade, podemos utilizar a membrana de colágeno para realizar procedimentos adicionais com o objetivo de melhorar a cicatrização da cartilagem. Alguns exemplos são o implante de condrócitos (células da cartilagem), injeção de células tronco e implante de cartilagem particulada. 

Todos esses exemplos de procedimentos envolvem o implante de células no defeito de cartilagem que serão seguradas pela membrana de colágeno, ajudando a cicatrização.

É importante frisar que existem diversos tipos de lesão de cartilagem e pra cada tipo existe uma indicação de cirurgia. Verifique com o ortopedista especialista em joelho qual opção melhor se adequa para seu caso. Cuide-se e previna-se!O Dr. Carlos Vinicius Buarque de Gusmão é ortopedista, especialista em Joelho, ondas de choque e Tratamentos Minimamente Invasivos (infiltração, denervação, PRP e Bloqueio dos geniculares) e atende em São Paulo, na Vila Mariana e no Morumbi. Se quiser tirar suas dúvidas, clique aqui

Dr. Carlos Vinicius Ortopedista SP

Sobre o Dr. Carlos Vinícius

O Dr. Carlos Vinícius é referência no tratamento por ondas de choque em São Paulo. Formado há mais de 10 anos pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), se especializou em cirurgia do joelho pela Universidade de São Paulo (USP) e finalizou seu doutorado em Ciências da Cirurgia também pela UNICAMP.

Saiba mais

Compartilhe:

Facebook
WhatsApp
Telegram
LinkedIn