É necessário transfundir sangue na cirurgia de prótese de joelho?

Em todos esses anos de prática na ortopedia, as únicas situações que presenciei a necessidade de transfusão sanguínea por conta de uma cirurgia para colocar uma prótese de joelho (chamada artroplastia total de joelho) foram aquelas em que o paciente não pôde realizar um preparo pré-operatório e não era Testemunha de Jeová.

Qual o risco de necessitar de transfusão sanguínea na prótese de joelho?

Antigamente, sem a tecnologia de que dispomos hoje, a taxa de transfusão de sangue na artroplastia do joelho era superior a 30%. Atualmente, seguindo os protocolos para minimizar perdas sanguíneas, o risco é inferior a 2%, sendo quase zero em alguns estudos.

O que fazer se o paciente for Testemunha de Jeová?

Quando estamos diante de um paciente que é Testemunha de Jeová, sabemos que a transfusão sanguínea não é uma opção de tratamento. Assim, elaboramos toda nossa estratégia cirúrgica baseada nesse compromisso.

O cuidado com o Testemunha de Jeová começa antes mesmo da cirurgia, na avaliação pré-operatória. Verificamos suas deficiências sanguíneas e vitamínicas, e controlamos doenças que podem influenciar na produção das hemácias, como diabetes e insuficiência renal.

Além disso, podemos lançar mão, já nessa etapa, de medicamentos para auxiliar a produção dos glóbulos vermelhos como a EPO (eritropoetina) e o sulfato ferroso.

Cuidados especiais para o paciente Testemunha de Jeová durante a cirurgia

Na cirurgia, os cuidados se intensificam, pois é quando as perdas de sangue aumentam. Além da boa técnica cirúrgica, podemos utilizar próteses menos invasivas e medicamentos que auxiliam a cicatrização dos tecidos e a coagulação do sangue.

Após a cirurgia, o cuidado é mantido para monitorar eventuais perdas de sangue e auxiliar o corpo, quando necessário, a recuperar o volume de sangue mínimo para prover uma boa recuperação ao paciente Testemunha de Jeová.

Se você tem artrose no joelho com indicação de colocar uma prótese, consulte-se o ortopedista especialista que possa realizar essa cirurgia considerando as particularidades das Testemunhas de Jeová. Cuide-se e previna-se!

Dr. Carlos Vinicius Ortopedista SP

Sobre o Dr. Carlos Vinícius

O Dr. Carlos Vinícius é referência no tratamento por ondas de choque em São Paulo. Formado há mais de 10 anos pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), se especializou em cirurgia do joelho pela Universidade de São Paulo (USP) e finalizou seu doutorado em Ciências da Cirurgia também pela UNICAMP.

Saiba mais

Compartilhe:

Facebook
WhatsApp
Telegram
LinkedIn